Efeitos e consequências da pandemia no ensino superior no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.22.1.73

Palavras-chave:

Afecções, Pandemia, Universidade, Subjectividade, Dispositivo escolar, COVID-19

Resumo

Desde a pandemia, trabalhadores, professores e estudantes têm sido confrontados com inúmeros ajustamentos e o "regresso" gradual das actividades presenciais. Com o objectivo de investigar as experiências do regresso às aulas presenciais, recuperámos um total de 60 relatórios pertencentes a estudantes de duas universidades públicas do México que elucidam a complexidade e os efeitos sobre os modos de subjectivação. O material foi sistematizado através da teoria fundamentada e a análise foi realizada a partir da teoria Deleuziana dos efeitos, bem como de pressupostos teóricos que problematizam a socialização e a socialidade na presencialidade, o seu efeito nos processos de aprendizagem e o papel da instituição universitária e do dispositivo escolar. Os resultados são apresentados em quatro categorias centrais: o regresso às aulas presenciais; os efeitos e sensações provocados pela pandemia e o regresso às aulas presenciais; as aulas virtuais e presenciais; e o modelo híbrido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Albuquerque, R. S. de (2021). Educação em tempos de pandemia: sentimentos e percepções dos professores. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–5. https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6714

Arancibia, M. L., Cabero, J., & Marín, V. (2020). Creencias sobre la enseñanza y uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en docentes de educación superior. Formación universitaria, 13(3), 89-100.

Cáceres-Muñoz, J., Jiménez Hernández, A. S., & Martín-Sánchez, M. (2020). Cierre de Escuelas y Desigualdad Socioeducativa en Tiempos del Covid-19. Una Investigación Exploratoria en Clave Internacional. Revista Internacional De Educación Para La Justicia Social, 9(3), 199–221. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.011

Castoriadis, C. (2013). La institución imaginaria de la sociedad. México: Tusquets.

De Sousa Santos, B. (2020). La cruel pedagogía del virus. CLACSO.

Deleuze, G. (24 de enero 1978). Curso sobre Spinoza. (E. Hernández, Trad., & R. Marginales, Recopilador)

Vincennes, Val de Marne, Francia. Obtenido de http://reflexionesmarginales.com/3.0/wp-content/uploads/2013/01/Gilles-Deleuze-Curso-Sobre-Spinoza.pdf

Deleuze, G. (1996). Spinoza y el problema de la expresión. Barcelona: Muchinik.

Deleuze, G. (2005). La Isla Desierta y otros textos. Textos y entrevistas 1953-1974. Valencia: Pre-Textos.

Deleuze, G. (2007). Dos regímenes de locos. Valencia: Pre-textos.

Dubet, F. y Martuccelli, D. (1998). En la escuela. Sociología de la experiencia escolar. Buenos Aires: Losada.

Echeverría, B. (2011). Crítica de la modernidad capitalista. La Paz: OXFAM; Vicepresidencia del Estado Plurinacional de Bolivia.

Escudero-Nahón, A. (2019). Intermodalidad educativa: propuesta de desarrollo conceptual con una revisión sistemática y una cartografía conceptual. Desafíos educativos, 3(6), 19-28.

Gobierno de México (2020). Se declara como emergencia sanitaria la epidemia generada por COVID-19. https://coronavirus.gob.mx/medidas-de-seguridad-sanitaria/

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T. & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. Recuperado el 21 de noviembre de 2022, de https://bit.ly/3b0Nzx7

Lourau, R. (2001). El análisis Institucional. Buenos Aires: Amorrortu.

Meirieu, F. (18 de abril de 2020). La escuela después… ¿con la pedagogía de antes? Recuperado el 23 de noviembre de 2022, de http://www.mcep.es/2020/04/18/la-escuela-despues-con-la-pedagogia-de-antes-philippe-meirieu/?utm_campaign=shareaholic&utm_medium=twitter&utm_source=socialnetwork

Moreno Hernández, H. C. (2017). Producciones éticas de los estudiantes frente a la experiencia escolar: conflictos y violencias. Argumentos, (3)84, 99-118. https://www.redalyc.org/pdf/595/59552650006.pdf

OMS (2022). La OMS caracteriza a COVID-19 como una pandemia. https://www3.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=15756:who-characterizes-covid-19-as-a-pandemic&Itemid=1926&lang=es#gsc.tab=0

Onyema, E. M., Eucheria, N. C., Obafemi, F. A., Sen, S., Atonye, F. G., Sharma, A., & Alsayed, A. O. (2020). Impact of Coronavirus pandemic on education. Journal of Education and Practice, 11(13), 108-121.

Orton-Johnson, K., & Prior, N. (comps.) (2013). Digital Sociology: Critical Perspectives. Houndmills: Palgrave Macmillan.

Pacheco, J. A., Morgado, J. C., Sousa, J., & Maia, I. B. (2021). Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na realidade portuguesa. Revista Iberoamericana de Educación, 86(1), 187-204.

Secretaría de Educación Pública (20 de agosto de 2021). Acuerdo número 23/08/21, en Diario Oficial de la Federación. https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5627244&fecha=20/08/2021#gsc.tab=0

Secretaría de Salud (s.f.). Calendario de vacunación. Recuperado el 8 de septiembre de 2022 de https://vacunacovid.gob.mx/calendario-vacunacion/

Strauss, A. y Corbin, J. (1998). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Antioquia: Universidad de Antioquia.

Taylor, S. J. y Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de sentido. México: Paidós.

UAM (2022). Historia de la UAM Xochimilco. Recuperado en: https://www.xoc.uam.mx/acerca-uam-historia

Van Dijk, J. (2013). Inequalities in the Netwok Society. En K. Orton-Johnson y N. Prior. (comps.), Digital Sociology: Critical Perspectives (pp. 105-124). Houndmills: Palgrave Macmillan.

Vygotsky, L. S. (1995). Pensamiento y Lenguaje. Teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Ediciones Fausto.

Publicado

2023-01-02

Edição

Secção

Monográfico: Aprendizajes de una educación inédita en Iberoamérica: retos ...

Como Citar

Efeitos e consequências da pandemia no ensino superior no México. (2023). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 22(1), 73-88. https://doi.org/10.17398/1695-288X.22.1.73

Artigos Similares

1-10 de 21

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >>