Lições educacionais sobre COVID-19 para a América Latina e o Caribe. A necessidade de repensar um novo conceito de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.22.1.9

Palavras-chave:

COVID-19, Competências do século XXI, América Latina e Caraíbas, Usos da tecnologia na educação

Resumo

A situação gerada pelas conseqüências educacionais do Covid-19 representa uma oportunidade imbatível para repensar alguns dos paradigmas da narrativa pedagógica presente até hoje. Os enormes níveis de desigualdade na América Latina e no Caribe, tanto dentro dos países como entre eles, fazem disso um requisito inevitável: repensar a educação de amanhã nunca fez mais sentido do que nos tempos excepcionais que estamos vivendo. Utilizando uma abordagem hermenêutica e analisando o conteúdo dos principais relatórios e documentos das organizações internacionais ligadas ao mundo da educação, é feita uma revisão inicial urgente do impacto da pandemia no atraso educacional da região e seu impacto sobre as lacunas de desigualdade que persistem há décadas. Longe da arrogância de tentar esgotar o assunto, é apresentada uma visão holística, que estrutura os desafios do futuro em três áreas fundamentais: o que aprendemos ou devemos aprender, como devemos aprender e para o que devemos aprender. Conclui-se que o aprofundamento das competências básicas de aprendizagem, a integração do desafio educacional da tecnologia e o compromisso com a formação de uma cidadania crítica e comprometida, além de outros aspectos pedagógicos igualmente decisivos, devem ser os pilares de um novo conceito de aprendizagem para o futuro imediato.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BANCO MUNDIAL (2021). Actuemos ya para proteger el capital humano de nuestros niños: Los costos y la respuesta ante el impacto de la pandemia de COVID-19 en el sector educativo de América Latina y el Caribe. Washington. https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/35276

BANCO MUNDIAL-UNICEF (2022). Dos años después. Salvando a una generación. Washington. https://www.unicef.org/lac/informes/dos-anos-despues-salvando-a-una-generacion

BANCO MUNDIAL, EL DIÁLOGO, UNESCO y UNICEF (2022). Mi educación, nuestro futuro. Un compromiso para recuperar y proteger el aprendizaje en América Latina y el Caribe. https://www.thedialogue.org/wp-content/uploads/2022/05/Declaracio%CC%81n-Compromiso-Recuperacio%CC%81n-espan%CC%83ol-1.pdf

BID (2020). Hablemos de política educativa en América Latina y el Caribe: ¿Una década perdida?: Los costos educativos de la crisis sanitaria en América Latina y el Caribe. Washington. Banco Internacional de Desarrollo.

http://dx.doi.org/10.18235/0002839

BID (2022). ¿Cómo reconstruir la educación pos pandemia? Soluciones para cumplir la promesa de un mejor futuro para la juventud. Washington. Banco Internacional de Desarrollo. https://publications.iadb.org/es/como-reconstruir-la-educacion-postpandemia-soluciones-para-cumplir-con-la-promesa-de-un-mejor

BID-UNESCO (2020). Reabrir las escuelas en América Latina y el Caribe. Claves, desafíos y dilemas para planificar el retorno seguro a las clases presenciales. Santiago de Chile. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe (ORELAC). https://publications.iadb.org/es/reabrir-las-escuelas-en-america-latina-y-el-caribe-claves-desafios-y-dilemas-para-planificar-el

Castañeda, L. y Selwyn, N. (2018). More Than Tools? Making Sense of the Ongoing Digitalizations of Higher Education. International Journal of Educational Technology in Higher Education 15, 1-10.

CEPAL (2021). Construir un futuro mejor: acciones para fortalecer la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Santiago de Chile. Comisión Económica para América Latina y el Caribe. https://www.cepal.org/es/publicaciones/46682-construir-un-futuro-mejor-acciones-fortalecer-la-agenda-2030-desarrollo.

CEPAL-UNESCO (2020). La educación en tiempos de la pandemia de Covid-19. Santiago de Chile. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe. https://www.cepal.org/es/publicaciones/45904-la-educacion-tiempos-la-pandemia-covid-19

Cox, C.; Bascopé, M.; Castillo, J.C; Miranda, D. y Bonhomme, M. (2014). Educación ciudadana en América Latina: prioridades de los currículos escolares. Ginebra. UNESCO. Oficina Internacional de Educación.

López Martín, R. (2020). Reflexiones educativas para el posCovid-19. Recordando el futuro. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 9(3) 127-140.

https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.007

Martínez, M. (2005). Educación y ciudadanía en sociedades democráticas: hacia una ciudadanía colaborativa. En B. Toro, y A. Tallone (Coords.). Educación, Valores y Ciudadanía. Madrid. OEI y Fundación Santillana, pp. 59-72.

OCDE (2010). Informe PISA 2009. Tendencias de aprendizaje. Cambios en el rendimiento de los estudiantes desde 2000. Vol. V. https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264177543-es.pdf?expires=1656921965&id=id&accname=guest&checksum=E564A8E7F3A202561AC4FB5A6ED414C5

OCDE (2019). PISA 2018. Programme for International Student Assessment. https://www.oecd.org/pisa/publications/

OEI (2020). Metas Educativas 2021. 2020. Miradas sobre la educación Iberoamericana. Competencias para el siglo XXI en Iberoamérica. Madrid. OEI. https://oei.int/publicaciones/informe-miradas-2020-2

ONU (2018). La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para América Latina y el Caribe. Santiago de Chile. CEPAL. https://www.cepal.org/es/publicaciones/40155-la-agenda-2030-objetivos-desarrollo-sostenible-oportunidad-america-latina-caribe

Pedró, F. (2017). Tecnologías para la transformación de la educación. Fundación Santillana, Madrid, UNESCO. https://www.santillanalab.com/recursos/Tecnologias_para_la_transformacion_de_la_educacion_1.pdf.

Román, E. & Suárez-Guerrero (2021). Ecosistemas locales de aprendizaje ante la globalización tecnológica. Retos de los modelos educativos digitales pospandemia. RIITE Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, 11, 1-11. https://doi.org/10.6018/riite.503001

Rychen, D.S. & Salganik, L.H. (2003). Key competences for successful and a well-functioning society. Washintong: Hogrefe & Huber Publichers. (Trad. cast.: Las competencias claves para el bienestar personal, económico y social. Málaga. Ediciones Aljibe, 2006).

Severín, E. (2014). Tecnologías de la Información y la Comunicación, TIC, para el aprendizaje. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe (OREALC/UNESCO Santiago). http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/pdf/apuntes3-2014.pdf.

Suárez-Guerrero, C.; Rivera-Vargas, P. y Rebour, M. (2020). Preguntas educativas para la tecnología digital como respuesta. EDUTEC, 73, 7-22. https://doi.org/10.21556/edutec.2020.73.1733

Schulz, W., Ainley, J., Friedman, T. y Lietz, P. (2011). Informe Latinoamericano del ICCS 2009. Actitudes y conocimientos cívicos de estudiantes de secundaria en seis países de América Latina. Amsterdam. IEA. Università degli Studi Roma Tre. https://www.iea.nl/publications/study-reports/international-reports-iea-studies/informe-latinoamericano-del-iccs-2009

Schulz, W., Ainley, J., Cox, C. y Friedman, T. (2018). Opiniones de los jóvenes acerca del gobierno, la convivencia pacífica y la diversidad en cinco países de América Latina. Estudio Internacional sobre Educación Cívica y Ciudadana 2016 de la IEA Informe Latinoamericano. Amsterdam. IEA. Università degli Studi Roma Tre. Springer.

https://www.iea.nl/publications/study-reports/international-reports-iea-studies/percepciones-de-los-jovenes-acerca-del

UNESCO (2013). Situación educativa de América Latina y el Caribe: Hacia la educación de calidad para todos al 2015. Santiago de Chile. OREALC/UNESCO.

http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/images/SITIED-espanol.pdf.

UNESCO (2015). Tercer Estudio Regional Comparativo y Explicativo (TERCE), Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe. Santiago de Chile. https://es.unesco.org/fieldoffice/santiago/llece/TERCE2013.

UNESCO (2019). Marco de competencias de los docentes en materia de TIC. París, Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000371024

UNESCO (2020). Informe de Seguimiento de la Educación en el Mundo. América Latina y el Caribe. Inclusión y educación: Todos y todas sin excepción. Santiago de Chile. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe. UNESCO. https://es.unesco.org/gem-report/LAC2020inclusion

UNESCO (2021a). Los aprendizajes fundamentales en América Latina y el Caribe. Evaluación de logros de los estudiantes. Estudio Regional Comparativo y Explicativo (ERCE 2019). Santiago de Chile. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe (OREALC).

https://en.unesco.org/sites/default/files/resumen-ejecutivo-informe-regional-logros-factores-erce2019.pdf_0.pdf

UNESCO (2021b). Reimaginar juntos nuestros futuros. Un nuevo contrato social para la educación. Informe de la Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379381_spa

Publicado

2022-12-31

Edição

Secção

Monográfico: Aprendizajes de una educación inédita en Iberoamérica: retos ...

Como Citar

Lições educacionais sobre COVID-19 para a América Latina e o Caribe. A necessidade de repensar um novo conceito de aprendizagem. (2022). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 22(1), 9-24. https://doi.org/10.17398/1695-288X.22.1.9

Artigos Similares

1-10 de 516

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >>