O uso do GeoGebra no ensino de conceitos matemáticos: práticas, barreiras e percepções dos professores
DOI:
https://doi.org/10.17398/1695-288X.24.1.77Palavras-chave:
GeoGebra, Educational Technology, Mathematics Teachers, Mathematical Concepts , Mathematics Curriculum, Secondary EducationResumo
A utilização do GeoGebra no ensino da matemática tem crescido significativamente nos últimos anos, e este estudo busca investigar o uso desse software por professores no ensino do limite de uma função. Para isso, foi elaborado e validado um questionário, respondido por 129 professores de matemática. Os dados foram analisados tanto quantitativa quanto qualitativamente, com o objetivo de identificar obstáculos para o uso do GeoGebra e para a criação de applets próprios, determinar as características mais valorizadas dos applets de GeoGebra para o ensino do limite e identificar os momentos do processo de ensino-aprendizagem em que essa ferramenta é utilizada. Os resultados indicam um uso limitado do GeoGebra no ensino do limite e um baixo percentual de professores que criam seus próprios applets, principalmente devido à falta de recursos tecnológicos e de conhecimentos específicos. Além disso, a interatividade e a possibilidade de utilizar diferentes sistemas de representação do limite são apontadas como as características mais valorizadas pelos docentes. Por fim, o GeoGebra é especialmente utilizado para apresentar exemplos e raramente empregado no processo de avaliação.
Downloads
Referências
Arnal-Bailera, A. y Oller-Marcén, A. M. (2020). Construcciones geométricas en GeoGebra a partir de diferentes sistemas de representación: un estudio con maestros de primaria en formación. Educación Matemática, 32(1), 67-98. https://doi.org/10.24844/EM3201.04
Barreras, A., Dubarbie, L. y Oller-Marcén, A. M. (2022). Análisis de applets de GeoGebra para la enseñanza del límite de una función. Bordón. Revista de Pedagogía, 74(4), 65-83. https://doi.org/10.13042/Bordon.2022.93361
Blaikie, N. (2003). Analyzing quantitative data. SAGE.
Blázquez, S. y Ortega, T. (2001). Los sistemas de representación en la enseñanza del límite. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 4(3), 219-236.
Caligaris, M. G., Schivo, M. E. y Romiti, M. R. (2015). Calculus & GeoGebra, an interesting partnership. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 174, 1183-1188. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3653
Carvalho, P., Descalço, L. y Gonçalves, H. F. (2023). Using Computer Algebra Systems in Teaching and Assessment in Calculus. En L. Gómez, C. González y J. Lees (Eds.). EDULEARN23 Proceedings (pp. 2041-2048). IATED.
Creswell, J. W. (2012). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson.
Dockendorff, M. y Solar, H. (2016). Formación de profesorado: conceptualización del uso del software GeoGebra en la enseñanza de la matemática en educación media como parte de la didáctica de la disciplina. RECHIEM. Revista Chilena de Educación Matemática, 10(1), 92-99.
Elangovan, N. y Sundaravel, E. (2021). Method of preparing a document for survey instrument validation by experts. MethodsX, 8, 101326. https://doi.org/10.1016/j.mex.2021.101326
Flick, U. (2004). Triangulation in qualitative research. En U. Flick, E. von Kardoff e I. Steinke (Eds.). A companion to qualitative research (pp. 78-183). SAGE.
García, M. M., Romero, I. M. y Gil, F. (2021). Efectos de trabajar con GeoGebra en el aula en la relación afecto-cognición. Enseñanza de las Ciencias, 39(3), 177-198. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3653
García-Lázaro, D. y Martín-Nieto, R. (2023). Competencia matemática y digital del futuro docente mediante el uso de GeoGebra. ALTERIDAD. Revista de Educación, 18(1), 85-98. https://doi.org/10.17163/alt.v18n1.2023.07
González Pérez, A. y De Pablos Pons, J. (2015). Factores que dificultan la integración de las TIC en las aulas. Revista de Investigación Educativa, 33(2), 401-417. http://dx.doi.org/10.6018/rie.33.2.198161
Guarin, S. A. y Parada, S. E. (2023). Acciones y expresiones de la comprensión del límite de una función en un punto, por estudiantes de cálculo diferencial. Educación Matemática, 35(1), 197-228. https://doi.org/10.24844/em3501.08
Hernández, R., Fernández C. y Baptista P. (2010). Metodología de la Investigación. Mc Graw Hill.
Hohenwarter, J., Hohenwarter, M. y Lavicza, Z. (2009). Introducing dynamic mathematics software to secondary school teachers: the case of GeoGebra. Journal of Computers in Mathematics and Science Teaching, 28(2), 135-146.
Huang, R. y Li, Y. (2012). What matters most: A comparison of expert and novice teachers' noticing of mathematics classroom events. School science and mathematics, 112(7), 420-432. https://doi.org/10.1111/j.1949-8594.2012.00161.x
Hutkemri, E. Z. (2014). Impact of using GeoGebra on students’ conceptual and procedural knowledge of limit function. Mediterranean Journal of Social Sciences, 5(23), 873-881. https://doi.org/10.5901/mjss.2014.v5n23p873
Iranzo, N. y Fortuny, J. M. (2009). La influencia conjunta del uso de GeoGebra y lápiz y papel en la adquisición de competencias del alumnado. Enseñanza de las Ciencias, 27(3), 433-446. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.3653
Koehler, M. J., Mishra, P. y Cain, W. (2013). What is Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)? Journal of Education, 193(3), 13–19. https://doi.org/10.1177/002205741319300303
Lasa, A. y Wilhelmi, M. R. (2013). Use of GeoGebra in explorative, explanatory and demonstrative moments. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de Sao Paulo, 2(1), 52-64.
Marange, I. Y. y Tatira, B. (2023). Teaching Euclidean geometry with GeoGebra: Perceptions for in-service mathematics teachers. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 19(12), em2367. https://doi.org/10.29333/ejmste/13861
Martinovic, D. y Karadag, Z. (2012). Dynamic and interactive mathematics learning environments: the case of teaching the limit concept. Teaching Mathematics and Its Applications: International Journal of the IMA, 31(1), 41-48. https://doi.org/10.1093/teamat/hrr029
McCulloch, A. W., Hollebrands, K., Lee, H., Harrison, T. y Mutlu, A. (2018). Factors That Influence Secondary Mathematics Teachers' Integration of Technology in Mathematics Lessons. Computers & Education, 123(4), 26-40. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.04.008
McGrath, J., Karabas, G. y Willis. J. (2011). From TPACK concept to TPACK practice: An analysis of the suitability and usefulness of the concept as a guide in the real world of teacher development. International Journal of Technology in Teaching and Learning, 7(1), 1-23.
Musa, M., Mamat, Y. y Ghazali, M. (2021). Teachers’ Status of GeoGebra Use in The Teaching of Geometric Transformation. Turkish Journal of Computer and Mathematics Education, 12(14), 4326-4332. https://doi.org/10.17762/turcomat.v12i14.11294
NCTM (2000). Principles and standards for school mathematics. National Council of Teachers of Mathematics.
Nurlaily, V. A., Soegiyanto, H. y Usodo, B. (2019). Elementary School Teachers' Obstacles in the Implementation of Problem-Based Learning Model in Mathematics Learning. Journal on Mathematics Education, 10(2), 229-238. https://doi.org/10.22342/jme.10.2.5386.229-238
OECD (2013). ¿Qué se puede hacer para ayudar a los profesores noveles? Teaching in Focus, 2.
Perrin-Glorian, M. J. (1999). A study of teachers’ practice, organization of contents and of the students’s work. En K. Krainer y F. Goffree (Eds.). On research in teacher education. From a study of teaching practices to issues in teacher education (pp. 171-186). Forschungsinstitut für Mathematikdidaktik.
Przenioslo, M. (2004). Images of the limit of function formed in the course of mathematical studies at the university. Educational Studies in Mathematics, 55, 103-132. https://doi.org/10.1023/B:EDUC.0000017667.70982.05
Rodríguez, L., Bravo, J. L., Pérez, A. y Rodríguez, N. (2020). El GeoGebra como recurso didáctico para la comprensión de las formas indeterminadas del límite. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, 33(1), 751-762.
Romero, I. M. y García, M. M. (2023). Mathematical attitudes transformation when introducing GeoGebra in the secondary classroom. Education and Information Technologies, 1-26. https://doi.org/10.1007/s10639-023-12085-w
Romero, I. M., García, M. M. y Codina, A. (2015). Developing mathematical competencies in secondary students by introducing dynamic geometry systems in the classroom. Education and Science, 40(177), 43-58. http://dx.doi.org/10.15390/EB.2015.2640
Rosyidi, A. H., Sari, Y. M., Fardah, D. K. y Masriyah, M. (2024). Designing mathematics problem-solving assessment with GeoGebra Classroom: proving the instrument validity. Journal of Education and Learning (EduLearn), 18(3), 1030-1038. https://doi.org/10.11591/edulearn.v18i3.21191
Saralar-Aras, I. (2022). An exploration of middle school mathematics teachers’ beliefs and goals regarding a dynamic tool in mathematics lessons: Case of GeoGebra. Journal of Research in Science, Mathematics and Technology Education, 5(SI), 41-63. https://doi.org/10.31756/jrsmte.113SI
Sari, P. (2017). GeoGebra as a means for understanding limit concepts. Southeast Asian Mathematics Education Journal, 7(2), 71-84. https://doi.org/10.46517/seamej.v7i2.55
Schmidt, B. (2011). Modelling in the classroom: Obstacles from the teacher’s perspective. En G. Kaiser, W. Blum, R. Borromeo Ferri y G. Stillman (Eds.). Trends in teaching and learning of mathematical modelling: ICTMA14 (pp. 641-651). Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-0910-2_61
Takaci, D., Stankov, G. y Milanovic, I. (2015). Efficiency of learning environment using GeoGebra when calculus contents are learned in collaborative groups. Computers & Education, 82, 421-431. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2014.12.002
Tall, D. (1991). The Psychology of Advanced Mathematical Thinking. En D. Tall (Ed.). Advanced Mathematical Thinking (pp. 3-21). Kluwer. https://doi.org/10.1007/0-306-47203-1_1
Wassie, Y. A. y Zergaw, G. A. (2019). Some of the potential affordances, challenges and limitations of using GeoGebra in mathematics education. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 15(8), em1734. https://doi.org/10.29333/ejmste/108436
Zengìn, Y. (2017a). The potential of GeoGebra software for providing mathematical communication in the light of pre-service teachers’ views. Necatibey Faculty of Education Electronic Journal of Science and Mathematics Education, 11(1), 101-127.
Zengìn, Y. (2017b). The effects of GeoGebra software on preservice mathematics teachers’ attitudes and views toward proof and proving. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 48(7), 1002-1022. https://doi.org/10.1080/0020739X.2017.1298855
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-01-02 (2)
- 2025-01-02 (1)
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Luis Dubarbie-Fernández, Álvaro Barreras, Antonio M. Oller-Marcén
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Los autores/as que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 International (CC BY-NC-ND), que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores/as a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (vea The Effect of Open Access).