Una propuesta de aprendizado-servicio en la formación inicial de educadores sociales: cerrando la brecha digital de las personas mayores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.18.1.149

Palavras-chave:

Aprendizaje Servicio, Universidad, Brecha Digital, Formación Inicial Educadores, Personas Mayores, Tecnologías Digitales

Resumo

A Service Learning (ApS) é uma poderosa metodologia de treinamento que chegou ao ensino superior em nosso país. Neste artigo apresentamos uma experiência baseada no ApS onde analisamos as diferentes fases através das quais esta metodologia passa em um caso específico na Universidade de Valladolid. A experiência foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Educação Social no tema das TICs Aplicadas à Educação no primeiro ano e um grupo de cerca de quarenta idosos nos Centros Municipais da Cidade de Valladolid. O principal objetivo do processo educacional é cobrir uma demanda de pessoas idosas que freqüentam esses centros através da exclusão digital por meio de um processo de treinamento que inclui o uso de diferentes aplicativos, serviços online e outras ferramentas digitais. O objetivo dos estudantes de Educação Social é que eles sejam capazes de desenvolver competências sociais e cívicas, adquirindo um compromisso ético e uma responsabilidade social através da transferência de seus conhecimentos teóricos para a prática, elaborando um projeto de proposta de alfabetização midiática para Este grupo de idosos e sua posterior implementação nas salas de aula da universidade em uma sessão matinal de coexistência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Inés Ruíz-Requies, Universidad de Valladolid (Espanha)

    Profesora ´Contratada Doctor del Departamento de Pedagogía en la Facultad de Educación y Trabajo Social de la Universidad de Valladolid. 

    Sus líneas de investigación están relacionadas con el Aprendizaje Colaborativo Apoyado por ordenador, la innovación educativa en Educación Superior y las TICs en los procesos de enseñanza-aprendizaje. En la actualidad trabaja sobre Ecologías del Aprendizaje y educación expandida.

  • Eduardo García Zamora, Universidad de Valladolid (Espanha)

    Profesor Ayudante Doctor en el Departamento de Pedagogía en la Facultad de Educación de Soria de la Universidad de Valladolid. Profesor de Tecnología y Educación y especialista en bilingüismo en educación. En la actualidad trabaja sobre Ecologías del Aprendizaje y educación expandida.

Referências

Agudo, S.; Pascual. M.A.; Fombrona, J. (2012). Uso de las herramientas digitales en personas mayores. Comunicar, 39, 193-201. DOI: https://doi.org/10.3916/C39-2012-03-10

Aramburuzabala, P.; Ballesteros, C.; García, J.; Lázaro, P. (Coords.) (2018). Cuaderno de resúmenes del IX Congreso Nacional y I Europeo de Aprendizaje-servicio Universitario. Madrid: UAM, UNED y U. Pontificia Comillas. Recuperado a partir de https://eventos.uam.es/20800/files/ix-congreso-nacional-y-i-europeo-de-aprendizaje-servicio-en-educacion-superior.html

Arriazu-Muñoz, R. (2015). La incidencia de la brecha digital y la exclusión social tecnológica: el impacto de las competencias digitales en los colectivos vulnerables. Praxis Sociológica, 19, 225-240.

Batllé, R. (2011). ¿De qué hablamos cuando hablamos de aprendizaje-servicio? Crítica, 972, 49-54.

Batlle, R. (2014). La evolución del aprendizaje-servicio en España. Cuadernos de Pedagogía, 450, 57-59.
Cruz Mora, M. (2016). Reforzando el tejido social: el papel de los ayuntamientos en el impulso del ApS. Convives, 16, 27-31.

Gil-Gómez, J.; Moliner-García, O. y Chiva-Bartoll, O. (2016). Aprendizaje-servicio en futuros docentes: desarrollo de la competencia social y ciudadana. Revista Complutense de Educación, 27, 53-73. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/rev_RCED.2016.v27.n1.4507

Gross, B.; Contreras, D. (2006). La alfabetización digital y el desarrollo de competencias ciudadanas. Revista Iberoamericana de Educación, 42, 103-125.

Ibarrola, S.; Artuch, R. (2016). La docencia en la universidad y el compromiso social y educativo. Contextos Educativos, 19, 105-120. DOI: 10.18172/con.2763

INE (2018). Encuesta sobre el equipamiento y uso de las TICs en los hogares. Año 2018. Recuperado a partir de https://www.ine.es/dyngs/INEbase/es/operacion.htm?c=Estadistica_C&cid=1254736176741&menu=ultiDatos&idp=1254735976608

Manzano, V. (2010). El modelo de aprendizaje-servicio y su potencial para la educación superior. Conferencia inaugural de las VI Jornadas de docencia en Psicología. Universidad de Sevilla, 15 de junio.

Martínez, M. (Ed.) (2010). Aprendizaje Servicio y responsabilidad social de las universidades. Barcelona: Octaedro/ICE-UB.

Martínez-Urrasalde, M. J.; Zayas-Latorre, B.; Sahuquillo-Mateo, P.M. (2016). ApS y ciudadanía comprometida: aproximación descriptiva-exploratoria a un caso. Opción, 8, 187-208.
Universidad de Valladolid (2009). Memoria del Grado de Educación Social. . Recuperado a partir de http://www.feyts.uva.es/?q=grados

Pérez-Gómez, A. (2010). La naturaleza del conocimiento práctico y sus implicaciones en la formación de docentes. Infancia y aprendizaje, 33(2), 171-177. DOI: 10.1174/021037010791114652

Puig, J.M., Gijón, M., Martín, X. Y Rubio, L. (2011). Aprendizaje-servicio y Educación para la Ciudadanía. Revista de Educación, número extraordinario, 45-67.

Rodríguez Gallego, M. (2014). El Aprendizaje-Servicio como estrategia metodológica en la Universidad. Revista Complutense de Educación, 25 (1), 95-113. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/rev_RCED.2014.v25.n1.41157

Teijeira, E. (2016). Aprendizaje-servicio, una metodología que funciona. Convives, 16, 5-11.

Travieso, J.L.; Panella, J. (2008). La alfabetización digital como factor de inclusión social: una mirada crítica. UOC Papers, 6. Recuperado a partir de http://uocpapers.uoc.edu/uocpapers/6/dt/esp/travieso_planella.html

Vidal, F. (2016). La integración digital de las familias españolas. En INFORME España 2016 (pp. 183-230) [coordinación y edición Agustín Blanco y Antonio Chueca]. Madrid: Universidad Pontificia Comillas.

Publicado

2019-06-29

Edição

Secção

Artículos / Articles

Como Citar

Una propuesta de aprendizado-servicio en la formación inicial de educadores sociales: cerrando la brecha digital de las personas mayores. (2019). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 18(1), 149-162. https://doi.org/10.17398/1695-288X.18.1.149

Artigos Similares

81-90 de 250

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.