Integração da robótica educacional no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.18.1.107

Palavras-chave:

Educación Primaria, Tecnología, Robótica, Tecnología Educativa, Opinión

Resumo

Com o avanço da tecnologia, sua influência em diferentes setores da sociedade está aumentando. O campo educacional não fica de fora e também é obrigado a se reconfigurar, avaliando aspectos que até poucos anos atrás não foram considerados, como é o caso da introdução e aplicação das TIC ou da robótica educacional. O objetivo deste artigo é analisar a percepção e opinião de professores, familiares e estudantes de uma escola do País Basco sobre robótica educacional, programação e habilidades digitais relacionadas na etapa do Ensino Fundamental. Para este fim, realizou-se um workshop em que um grupo de alunos da 2ª classe do Ensino Primário trabalhou pela primeira vez com diferentes recursos e materiais de robótica educativa: Lego WeDo 2.0 e Blue-Bot. A intenção é contrastar a opinião antes e depois do workshop de alguns membros da comunidade educacional; para o qual diferentes instrumentos serão utilizados. Mencionar que, de acordo com os resultados gerais, existem diferenças entre o pré-teste e o pós-teste que beneficiam a perspectiva sobre a integração da robótica educacional na sala de aula. Da mesma forma, conclui-se que tanto o uso pedagógico como a formação de professores são questões controversas, embora as oportunidades educacionais oferecidas por essas tecnologias sejam reconhecidas para enfrentar os desafios da sociedade atual.

Biografia do Autor

  • José Manuel Sáez-López, Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha)

    Dr. José-Manuel Sáez-López (ORCID: orcid.org/0000-0001-5938-1547) es profesor en la Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) España, en el Departamento de Didáctica, Organización Escolar y Didácticas Especiales. Su trabajo científico y académico ha sido publicado en 42 revistas revisadas por pares (5 JCR y 9 Scopus). Sus líneas de investigación son la integración de la tecnología educativa, las estrategias metodológicas, la ludicación y la programación en el aula. Está acreditado como profesor titular por la Agencia Nacional de Calidad y Acreditación de España. Ha sido reconocido como “Microsoft Expert Educator” 2014 y “Microsoft Innovative Expert” en 2015

Referências

Barroso, J. (2003). Las nuevas tecnologías de la información y la comunicación y la formación del profesorado universitario. In Actas del III Congreso Internacional Virtual de Educación. Internet (pp. 1-11). Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=229801

Carneiro, R., Toscano, J. C. y Díaz, T. (2009). Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Fundación Santillana. Recuperado de http://www.oei.es/historico/publicaciones/detalle_publicacion.php?id=10

Cohen, L., Manion, L. y Morrison, K. (2000). Research methods in education. London and New York: Routledge Falmer. https://bit.ly/2BdCnOz

Decreto 236/2015, de 22 de diciembre, por el que se establece el currículo de la Educación Básica y se implanta en la Comunidad Autónoma del País Vasco (BOPV, 15-01-2016)

García, J. M. (2015). Robótica Educativa. La programación como parte de un proceso educativo. Revista de Educación a Distancia, 46. Recuperado de http://revistas.um.es/red/article/view/240201/182941

Herodotou, C. (2017). Young children and tablets: A systematic review of effects on learning and development. Journal of Computer Assisted Learning, 34(1), 1-9. Recuperado de https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jcal.12220

Ley Orgánica 8/2013, de 9 de diciembre, para la Mejora de la Calidad Educativa (LOMCE). (BOE de 10-12-2013)

López, M. M. (2013). De las TICs a las TACs: la importancia de crear contenidos educativos digitales. DIM: Didáctica, Innovación y Multimedia, 27, 1-15. Recuperado de http://dim.pangea.org/revistaDIM27/docs/AR27contenidosdigitalesmonicamoya.pdf

Martínez, N. M. M., Olivencia, J. L. y Meneses, E. L. (2016). Robótica, modelado 3D y realidad aumentada en educación para el desarrollo de las inteligencias múltiples. Aula de Encuentro, 18(2). Recuperado de https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/ADE/article/view/3191/2625

Montanés, G. (2014, 19 de agosto). La robótica educativa ayuda a los alumnos a razonar; eso vale para Informática y para Filosofía. El diario norte de Navarra. Recuperado de https://www.eldiario.es/norte/navarra/ultima_hora/robotica-educativa-alumnos-Informatica-Filosofia_0_293621134.html

Moreno, I., Muñoz, L., Serracín, J. R., Quintero, J., Pittí Patiño, K. y Quiel, J. (2012). La robótica educativa, una herramienta para la enseñanza-aprendizaje de las ciencias y las tecnologías. Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 13(2). Recuperado de http://www.redalyc.org/html/2010/201024390005/

Piaget, J. (2014). Seis estudios de psicología. Barcelona: Labor.

Sáez López, J. M. y Cózar Gutiérrez, R. (2017). Pensamiento computacional y programación visual por bloques en el aula de Primaria. Educar, 53(1), 129-146. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/3421/342149105008.pdf

Sáez López, J. M. y Domínguez-Garrido, M. C. (2014). Integración Pedagógica de la aplicación Minecraft Edu en Educación Primaria: un Estudio de Caso (Pegagogical Integration of the Application Minecraft Edu in Elementary School: A Case Study).Pixel-bit. Revista de Medios y Educación, 45, 95-110. Recuperado de https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2532508

Simsek, N. (2005). Perceptions and opinions of educational technologists related to educational technology. Journal of Educational Technology & Society, 8(4). Recuperado de http://www.jstor.org/stable/jeductechsoci.8.4.178?seq=1#page_scan_tab_contents

Vicente, F. R., Llinares, D. A. Z. y Sánchez, D. N. M (2017). Diseño de proyectos STEAM a partir del currículum actual de Educación Primaria utilizando Aprendizaje Basado en Problemas, Aprendizaje Cooperativo, Flipped Classroom y Robótica Educativa. Departamento de Ciencias de la Educación. Valencia: Universidad CEU Cardenal Herrera. Recuperado de: http://dspace.ceu.es/handle/10637/8739

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35. http://dx.doi.org/10.1145/1118178.1118215

Publicado

2019-06-29

Edição

Secção

Artículos / Articles

Como Citar

Integração da robótica educacional no ensino fundamental. (2019). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 18(1), 107-129. https://doi.org/10.17398/1695-288X.18.1.107

Artigos Similares

1-10 de 196

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >>