Competência digital na aula senegalesa de espanhol como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.17398/1695-288X.20.1.57Palavras-chave:
Competência digital, Risco de exclusão digital, ELE, Senegal, Exclusão digitalResumo
O Senegal é um país subsaariano que há alguns anos implementa o ensino do espanhol como LE, porém, não tem conseguido se desenvolver de forma eficaz, devido ao analfabetismo tecnológico refletido nos índices de competência digital. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a competência digital de professores no ensino de espanhol no país africano para identificar a exclusão digital existente e como aumentaria seu risco de exclusão digital. Também tenta propor ferramentas de ensino digital, ou seja, oferece uma proposta inovadora que promove o uso de novas tecnologias no ensino de espanhol no Senegal. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação mista quali-quantitativa baseada no Common Framework para o ensino de competências digitais e no questionário elaborado pela Universidade de La Rioja para a análise do ensino de competências digitais. Como amostra, foram selecionados professores e alunos de espanhol com língua estrangeira da Universidade Gaston Berger, no Senegal. Os resultados obtidos indicam que existe uma disparidade nas competências digitais, o que promove a exclusão digital e aumenta o risco de exclusão digital. Portanto, esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento da competência digital nas universidades senegalesas, a fim de melhorar o ensino do espanhol e o desenvolvimento das competências digitais.
Downloads
Referências
Cabero Almenara, J. (2004). Reflexiones sobre la brecha digital y la educación. En F.J. Soto & J. Rodríguez (Coords.), Tecnología, educación y diversidad: retos y realidades de la inclusión social (pp. 23-42). Murcia: Consejería de Educación y Cultura.
https://sid.usal.es/idocs/F8/FDO22178/reflexiones.pdf
Cacheiro González, M. L. (2011). Recursos educativos TIC de información, colaboración y aprendizaje. Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación, 39, 69-81. https://recyt.fecyt.es/index.php/pixel/article/view/61451
Diouf, A. (2019). Enseñanza-aprendizaje de ELE en los niveles medio y secundario del sistema de enseñanza de Senegal: análisis de los libros de texto y las practicas pedagógicas. Barcelona: Universitat Autónoma de Madrid. doi :10.33881/0123-8264.hop.22106
Dulac, J. (2006). La Pizarra Digital, ¿Una nueva metodología en el aula?. http://www.dulac.es/investigaciones/pizarra/Informe%20final.%20 Web.pdf
Galarza Ramírez, M. (2016). Analfabetismo digital y su incidencia en el proceso de enseñanza – aprendizaje de los estudiantes de la Unidad Educativa Eugenio Espejo del Cantón Babahoyo. Provincia de los Ríos: Tesis-Computation.
http://dspace.utb.edu.ec/handle/49000/3154
García, E. (2010). Materiales Educativos Digitales. Blog Universia. http://formacion.universiablogs.net/2010/02/03/materiales-educativosdigitales/
García-Valcárcel, A. (2016). Recursos digitales para la mejora de la enseñanza y el aprendizaje. Salamanca: Usal Gredos. https://gredos.usal.es/bitstream/handle/10366/131421/Recursos%20digitales.
Gueye, C (2012). Consideraciones generales acerca de la enseñanza y aprendizaje de la lengua española en senegal. Revista el Guiniguada, 21, 47-64.
Gueye, C. (2017). Consideraciones sobre el currículum del español en la enseñanza secundaria senegalesa. Diseño, desarrollo y propuestas de mejor. Qurriculum, 27, 149-160. https://www.ull.es/revistas/index.php/qurriculum/article/view/51
INTEF (2017). Marco Común de Competencia Digital Docente, Ministerio de Educación https://bit.ly/2DUPvHa.
Lázaro, J. O. (2011). La competencia digital docente: ¿qué sabemos y qué podemos hacer? En A. Duque de la Torre, M. Gil Bürman, & C. Sanz de la Morena, C. (2011). Congreso mundial de profesores de español, Instituto Cervantes. Unidad TIC aplicadas a ELE.
Ndiaye, P. W. (2018). El diseño curricular de E/Le en la enseñanza secundaria de Senegal: propuestas de renovación a partir del MCER. http://digibuo.uniovi.es/dspace/bitstream/10651/51294/3
Olarte Encabo, S. (2017). Brecha digital, pobreza y exclusión social. Temas Laborales, 138, 285-313.
Padilla-Hernández, A. L.; Gámiz-Sánchez, M.V. & Romero-López, M.A. (2020). Evolución de la competencia digital docente del profesorado universitario: incidentes críticos a partir de relatos de vida. Educar, 56(1), 109-127. https://doi.org/10.5565/rev/educar.1088
Rodríguez Ramos, D. (2019). Tecnología educativa | Analfabetismo Digital. Ecodiariozapatecas. https://www.ecodiario.com.mx/tecnologia-educativa-analfabetismo-digital/
Tourón, J., Martín, D., Navarro Asensio, E., Pradas, S. e Íñigo, V. (2018). Validación de constructo de un instrumento para medir la competencia digital docente de los profesores Revista Española de Pedagogía, 76(269), 25‑54. doi: https://doi.org/10.22550/REP76‑1‑2018‑02
Unesco (2017). Recursos educativos abiertos. https://es.unesco.org/themes/tic-educacion/rea
Unesco (2020). Urgen alarmantes brechas digitales en el aprendizaje a distancia. https://es.unesco.org/news/surgen-alarmantes-brechas-digitales-aprendizaje-distancia
Unir (2020). ¿Qué es el Marco Común de Competencias Digitales Docentes? https://www.unir.net/educacion/revista/competencia-digital-docente/
Valencia Altamirano, J. C. Topón Gualotuña, D. R. Pérez Fabar, M. A. & Moya, E. J. G (2016). El analfabetismo digital en docentes limita la utilización de los EVEA. Revista Publicando, 3(8), 24-36. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5833406
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Los autores/as que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 International (CC BY-NC-ND), que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores/as a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (vea The Effect of Open Access).