Integração da robótica educacional no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.18.1.107

Palavras-chave:

Educación Primaria, Tecnología, Robótica, Tecnología Educativa, Opinión

Resumo

Com o avanço da tecnologia, sua influência em diferentes setores da sociedade está aumentando. O campo educacional não fica de fora e também é obrigado a se reconfigurar, avaliando aspectos que até poucos anos atrás não foram considerados, como é o caso da introdução e aplicação das TIC ou da robótica educacional. O objetivo deste artigo é analisar a percepção e opinião de professores, familiares e estudantes de uma escola do País Basco sobre robótica educacional, programação e habilidades digitais relacionadas na etapa do Ensino Fundamental. Para este fim, realizou-se um workshop em que um grupo de alunos da 2ª classe do Ensino Primário trabalhou pela primeira vez com diferentes recursos e materiais de robótica educativa: Lego WeDo 2.0 e Blue-Bot. A intenção é contrastar a opinião antes e depois do workshop de alguns membros da comunidade educacional; para o qual diferentes instrumentos serão utilizados. Mencionar que, de acordo com os resultados gerais, existem diferenças entre o pré-teste e o pós-teste que beneficiam a perspectiva sobre a integração da robótica educacional na sala de aula. Da mesma forma, conclui-se que tanto o uso pedagógico como a formação de professores são questões controversas, embora as oportunidades educacionais oferecidas por essas tecnologias sejam reconhecidas para enfrentar os desafios da sociedade atual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Manuel Sáez-López, Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha)

    Dr. José-Manuel Sáez-López (ORCID: orcid.org/0000-0001-5938-1547) es profesor en la Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) España, en el Departamento de Didáctica, Organización Escolar y Didácticas Especiales. Su trabajo científico y académico ha sido publicado en 42 revistas revisadas por pares (5 JCR y 9 Scopus). Sus líneas de investigación son la integración de la tecnología educativa, las estrategias metodológicas, la ludicación y la programación en el aula. Está acreditado como profesor titular por la Agencia Nacional de Calidad y Acreditación de España. Ha sido reconocido como “Microsoft Expert Educator” 2014 y “Microsoft Innovative Expert” en 2015

Referências

Barroso, J. (2003). Las nuevas tecnologías de la información y la comunicación y la formación del profesorado universitario. In Actas del III Congreso Internacional Virtual de Educación. Internet (pp. 1-11). Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=229801

Carneiro, R., Toscano, J. C. y Díaz, T. (2009). Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Fundación Santillana. Recuperado de http://www.oei.es/historico/publicaciones/detalle_publicacion.php?id=10

Cohen, L., Manion, L. y Morrison, K. (2000). Research methods in education. London and New York: Routledge Falmer. https://bit.ly/2BdCnOz

Decreto 236/2015, de 22 de diciembre, por el que se establece el currículo de la Educación Básica y se implanta en la Comunidad Autónoma del País Vasco (BOPV, 15-01-2016)

García, J. M. (2015). Robótica Educativa. La programación como parte de un proceso educativo. Revista de Educación a Distancia, 46. Recuperado de http://revistas.um.es/red/article/view/240201/182941

Herodotou, C. (2017). Young children and tablets: A systematic review of effects on learning and development. Journal of Computer Assisted Learning, 34(1), 1-9. Recuperado de https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jcal.12220

Ley Orgánica 8/2013, de 9 de diciembre, para la Mejora de la Calidad Educativa (LOMCE). (BOE de 10-12-2013)

López, M. M. (2013). De las TICs a las TACs: la importancia de crear contenidos educativos digitales. DIM: Didáctica, Innovación y Multimedia, 27, 1-15. Recuperado de http://dim.pangea.org/revistaDIM27/docs/AR27contenidosdigitalesmonicamoya.pdf

Martínez, N. M. M., Olivencia, J. L. y Meneses, E. L. (2016). Robótica, modelado 3D y realidad aumentada en educación para el desarrollo de las inteligencias múltiples. Aula de Encuentro, 18(2). Recuperado de https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/ADE/article/view/3191/2625

Montanés, G. (2014, 19 de agosto). La robótica educativa ayuda a los alumnos a razonar; eso vale para Informática y para Filosofía. El diario norte de Navarra. Recuperado de https://www.eldiario.es/norte/navarra/ultima_hora/robotica-educativa-alumnos-Informatica-Filosofia_0_293621134.html

Moreno, I., Muñoz, L., Serracín, J. R., Quintero, J., Pittí Patiño, K. y Quiel, J. (2012). La robótica educativa, una herramienta para la enseñanza-aprendizaje de las ciencias y las tecnologías. Teoría de la Educación. Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 13(2). Recuperado de http://www.redalyc.org/html/2010/201024390005/

Piaget, J. (2014). Seis estudios de psicología. Barcelona: Labor.

Sáez López, J. M. y Cózar Gutiérrez, R. (2017). Pensamiento computacional y programación visual por bloques en el aula de Primaria. Educar, 53(1), 129-146. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/3421/342149105008.pdf

Sáez López, J. M. y Domínguez-Garrido, M. C. (2014). Integración Pedagógica de la aplicación Minecraft Edu en Educación Primaria: un Estudio de Caso (Pegagogical Integration of the Application Minecraft Edu in Elementary School: A Case Study).Pixel-bit. Revista de Medios y Educación, 45, 95-110. Recuperado de https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2532508

Simsek, N. (2005). Perceptions and opinions of educational technologists related to educational technology. Journal of Educational Technology & Society, 8(4). Recuperado de http://www.jstor.org/stable/jeductechsoci.8.4.178?seq=1#page_scan_tab_contents

Vicente, F. R., Llinares, D. A. Z. y Sánchez, D. N. M (2017). Diseño de proyectos STEAM a partir del currículum actual de Educación Primaria utilizando Aprendizaje Basado en Problemas, Aprendizaje Cooperativo, Flipped Classroom y Robótica Educativa. Departamento de Ciencias de la Educación. Valencia: Universidad CEU Cardenal Herrera. Recuperado de: http://dspace.ceu.es/handle/10637/8739

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35. http://dx.doi.org/10.1145/1118178.1118215

Publicado

2019-06-29

Edição

Secção

Artículos / Articles

Como Citar

Integração da robótica educacional no ensino fundamental. (2019). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 18(1), 107-129. https://doi.org/10.17398/1695-288X.18.1.107

Artigos Similares

1-10 de 201

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>