Competência digital na aula senegalesa de espanhol como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.20.1.57

Palavras-chave:

Competência digital, Risco de exclusão digital, ELE, Senegal, Exclusão digital

Resumo

O Senegal é um país subsaariano que há alguns anos implementa o ensino do espanhol como LE, porém, não tem conseguido se desenvolver de forma eficaz, devido ao analfabetismo tecnológico refletido nos índices de competência digital. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar a competência digital de professores no ensino de espanhol no país africano para identificar a exclusão digital existente e como aumentaria seu risco de exclusão digital. Também tenta propor ferramentas de ensino digital, ou seja, oferece uma proposta inovadora que promove o uso de novas tecnologias no ensino de espanhol no Senegal. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação mista quali-quantitativa baseada no Common Framework para o ensino de competências digitais e no questionário elaborado pela Universidade de La Rioja para a análise do ensino de competências digitais. Como amostra, foram selecionados professores e alunos de espanhol com língua estrangeira da Universidade Gaston Berger, no Senegal. Os resultados obtidos indicam que existe uma disparidade nas competências digitais, o que promove a exclusão digital e aumenta o risco de exclusão digital. Portanto, esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento da competência digital nas universidades senegalesas, a fim de melhorar o ensino do espanhol e o desenvolvimento das competências digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sylla Ousseynou, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

    Doctorando de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Máster en español y su cultura ULPGC

Referências

Aguilar Vargas, L.R.I. & Otuyemi Rondero, E.O. (2020). Análisis documental: importancia de los entornos virtuales en los procesos educativos en el nivel superior. Tecnología, ciencia y educación, 17, 57-77.

Cabero Almenara, J. (2004). Reflexiones sobre la brecha digital y la educación. En F.J. Soto & J. Rodríguez (Coords.), Tecnología, educación y diversidad: retos y realidades de la inclusión social (pp. 23-42). Murcia: Consejería de Educación y Cultura.
https://sid.usal.es/idocs/F8/FDO22178/reflexiones.pdf

Cacheiro González, M. L. (2011). Recursos educativos TIC de información, colaboración y aprendizaje. Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación, 39, 69-81. https://recyt.fecyt.es/index.php/pixel/article/view/61451

Diouf, A. (2019). Enseñanza-aprendizaje de ELE en los niveles medio y secundario del sistema de enseñanza de Senegal: análisis de los libros de texto y las practicas pedagógicas. Barcelona: Universitat Autónoma de Madrid. doi :10.33881/0123-8264.hop.22106

Dulac, J. (2006). La Pizarra Digital, ¿Una nueva metodología en el aula?. http://www.dulac.es/investigaciones/pizarra/Informe%20final.%20 Web.pdf

Galarza Ramírez, M. (2016). Analfabetismo digital y su incidencia en el proceso de enseñanza – aprendizaje de los estudiantes de la Unidad Educativa Eugenio Espejo del Cantón Babahoyo. Provincia de los Ríos: Tesis-Computation.
http://dspace.utb.edu.ec/handle/49000/3154

García, E. (2010). Materiales Educativos Digitales. Blog Universia. http://formacion.universiablogs.net/2010/02/03/materiales-educativosdigitales/

García-Valcárcel, A. (2016). Recursos digitales para la mejora de la enseñanza y el aprendizaje. Salamanca: Usal Gredos. https://gredos.usal.es/bitstream/handle/10366/131421/Recursos%20digitales.

Gueye, C (2012). Consideraciones generales acerca de la enseñanza y aprendizaje de la lengua española en senegal. Revista el Guiniguada, 21, 47-64.

Gueye, C. (2017). Consideraciones sobre el currículum del español en la enseñanza secundaria senegalesa. Diseño, desarrollo y propuestas de mejor. Qurriculum, 27, 149-160. https://www.ull.es/revistas/index.php/qurriculum/article/view/51

INTEF (2017). Marco Común de Competencia Digital Docente, Ministerio de Educación https://bit.ly/2DUPvHa.

Lázaro, J. O. (2011). La competencia digital docente: ¿qué sabemos y qué podemos hacer? En A. Duque de la Torre, M. Gil Bürman, & C. Sanz de la Morena, C. (2011). Congreso mundial de profesores de español, Instituto Cervantes. Unidad TIC aplicadas a ELE.

Ndiaye, P. W. (2018). El diseño curricular de E/Le en la enseñanza secundaria de Senegal: propuestas de renovación a partir del MCER. http://digibuo.uniovi.es/dspace/bitstream/10651/51294/3

Olarte Encabo, S. (2017). Brecha digital, pobreza y exclusión social. Temas Laborales, 138, 285-313.

Padilla-Hernández, A. L.; Gámiz-Sánchez, M.V. & Romero-López, M.A. (2020). Evolución de la competencia digital docente del profesorado universitario: incidentes críticos a partir de relatos de vida. Educar, 56(1), 109-127. https://doi.org/10.5565/rev/educar.1088

Rodríguez Ramos, D. (2019). Tecnología educativa | Analfabetismo Digital. Ecodiariozapatecas. https://www.ecodiario.com.mx/tecnologia-educativa-analfabetismo-digital/

Tourón, J., Martín, D., Navarro Asensio, E., Pradas, S. e Íñigo, V. (2018). Validación de constructo de un instrumento para medir la competencia digital docente de los profesores Revista Española de Pedagogía, 76(269), 25‑54. doi: https://doi.org/10.22550/REP76‑1‑2018‑02

Unesco (2017). Recursos educativos abiertos. https://es.unesco.org/themes/tic-educacion/rea

Unesco (2020). Urgen alarmantes brechas digitales en el aprendizaje a distancia. https://es.unesco.org/news/surgen-alarmantes-brechas-digitales-aprendizaje-distancia

Unir (2020). ¿Qué es el Marco Común de Competencias Digitales Docentes? https://www.unir.net/educacion/revista/competencia-digital-docente/

Valencia Altamirano, J. C. Topón Gualotuña, D. R. Pérez Fabar, M. A. & Moya, E. J. G (2016). El analfabetismo digital en docentes limita la utilización de los EVEA. Revista Publicando, 3(8), 24-36. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5833406

Publicado

2021-06-26

Edição

Secção

Artículos / Articles

Como Citar

Competência digital na aula senegalesa de espanhol como língua estrangeira. (2021). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 20(1), 57-70. https://doi.org/10.17398/1695-288X.20.1.57

Artigos Similares

1-10 de 500

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >>