Cyberbullying: revisão da literatura educacional em espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.17.2.87

Palavras-chave:

Intimidação, Cyberbullying, Violencia, Agressão, Revisão da literatura

Resumo

O bullying é uma realidade que não se manteve indiferente ao progresso das TIC. Eles afirmam Garaigordobil e Oñederra (2010), os efeitos do cyberbullying pode ser tão negativo ou pior do que o bullying, e os protagonistas são, na maioria dos casos, colegas de escola (Aftab, 2010). Cyberbullying é um fenómeno que envolve assédio de uma criança para outra, na forma de insultos, ameaças ou extorsões usando e-mails, mensagens ou imagens enviadas através de redes móveis sociais, mensagens instantâneas, etc. O objetivo deste trabalho é revisar publicados em revistas educacionais em espanhol sobre cyberbullying desde 2010 a 2016. Houve uma pesquisa em espanhol em Dialnet e Google Scholar. Os artigos foram analisados ​​através da realização de uma tabela de frequência com base em anos de publicação e as categorias mais relevantes: Bullying e Cyberbullying diferenças, a prevalência de cyberbullying (sexo e idade), fatores de risco e prevenção. Os resultados mostram uma enorme dispersão entre os periódicos, destacando o ano de 2010 como o de maior número de artigos publicados e a categoria "Prevalência" como a mais usual. Como novas linhas de pesquisa, ela pode ser usada como base para conhecer e aprofundar o estado da questão dentro do contexto de língua espanhola em diferentes níveis educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ruth Cañón Rodríguez, Universidad de León

    Profesor Ayudante Doctor
    Area Didáctica y Organización Escolar
    Dpto. Didáctica General, Específica y Teoría de la Educación

  • Mario Grande de Prado, Universidad de León

    Profesor Ayudante Doctor
    Area Didáctica y Organización Escolar
    Dpto. Didáctica General, Específica y Teoría de la Educación

  • Elena Ferrero de Lucas, Universidad de León

    Profesora Asociada
    Area Didáctica y Organización Escolar
    Dpto. Didáctica General, Específica y Teoría de la Educación

Referências

Abril Stofells, I. (2010). El acoso escolar. Padres y Madres, 335. Recuperado a partir de https://revistas.upcomillas.es/index.php/padresymaestros/article/view/1185

Aftab, P. (2010). What is cyberbullying, exactly? Recuperado a partir de http://stopcyberbullying.org/what_is_cyberbullying_exactly.html

Agustina Sanllehí, J. R. (2010). ¿Menores infractores o víctimas de pornografía infantil?: respuestas legales e hipótesis criminológicas ante el Sexting. Revista electrónica de ciencia penal y criminología, 12. Recuperado a partir de http://criminet.ugr.es/recpc/12/recpc12-11.pdf

Álvarez, D., Pérez, J.C., Álvarez, L., Dobarro, A y Rodríguez, C. (2011). Violencia a través de las tecnologías de la información y la comunicación en estudiantes de secundaria. Anales de psicología, 27 (1), 221-231.

Aquino Luna, R. (2014). Cyberbullying: acoso utilizando medios electrónicos. Revista digital Universitaria, 15 Recuperado a partir de http://www.revista.unam.mx/vol.15/num1/art04/art04.pdf

Avilés, J.M. (2009). Ciberbullying. Diferencias entre el alumnado de secundaria. Boletín de Psicología, 96, 79-96.

Avilés, J. (2013). Análisis psicosocial del ciberbullying: claves para una educación moral. Papeles del Psicólogo, 34 (1), 65-73.

Bartrina Andrés, M. J. (2014). Conductas de ciberacoso en niños y adolescentes. Hay una salida con la educación y la conciencia social. Educar, 50(2), 383-400.

Bernete, F. (2010). Usos de las TIC, relaciones sociales y cambios en la socialización de las y los jóvenes. Revista de estudios de juventud, 88. Recuperado a partir de http://www.injuve.es/sites/default/files/RJ88-08.pdf

Boumadan, M. y Vega, A. (2012). La gestión del centro educativo ante situaciones de acoso escolar: Estudio de caso de un centro de Educación Secundaria de Melilla. ReiDoCrea. Revista electrónica de investigación Docencia Creativa, 2 (1), 226-232.

Buelga, S., Cava, y Musitu, G. (2010). Cyberbullying: victimización entre adolescentes a través del teléfono móvil y de Internet. Psicothema, 22, 784-789.

DeHue, F., Bolman, C., & Völlink, T. (2008). Cyberbullying: Youngsters' experiences and parental perception. CyberPsychology & Behavior, 11 (2), 217-223.

Del Rey-Alamillo, R., Casas, J. A., y Ortega-Ruiz, R. (2012). El programa ConRed, una práctica basada en la evidencia. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, 20(39), 129-138.

Del Rio, J., Sádaba, C. & Bringué, X. (2010). Menores y redes ¿sociales?: de la Amistad al Ciberbullying. Juventud y nuevos medios de comunicación, 4. Recuperado a partir de http://www.injuve.es/sites/default/files/RJ88-09.pdf

Donoso-Vázquez, T, Rubio, M.J. y Vilá, R. (2017). Las ciberagresiones en función del género. Revista de Investigación Educativa, 35(1), 197-214. Recuperado a partir de http://dx.doi.org/10.6018/rie.35.1.249771

Estévez, A., Villardón, L., Calvete, E., Padilla, P. y Orue, I. (2010). Adolescentes víctimas de ciberbullying: prevalencia y características. Behavioral Psychology / Psicología Conductual, 18 (1), 73-89.

Estévez, E., Jiménez, T. & Moreno, D. (2010). Cuando las víctimas de violencia escolar se convierten en agresores: ¿Quién va a defenderme? European Journal of Education and Psychology 3 (2) Recuperado a partir de http://www.redalyc.org/pdf/1293/129315468002.pdf

Felix-Mateo, V., Soriano Ferrer, M., Godoy Mesas, C., y Sancho Vicente, S. (2010). El ciberacoso en la enseñanza obligatoria. Aula Abierta, 38 (1). Recuperado a partir de http://www.uniovi.net/ICE/publicaciones/Aula_Abierta/numeros_anteriores_hasta_2013/i13/07_Aula_Abierta_Vol.38_1_Junio_2010.

Fernández-Montalvo, J., Peñalva-Vélez, M. A., & Irazabal, I. (2015). Hábitos de uso y conductas de riesgo en Internet en la preadolescencia. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, 22 (44), 113-121.

Gairín, J., Castro, D., Díaz, A., Rodríguez-Gómez, D., Mercader C., Bartrina M. J., Mozo M., y Sabaté B. (2014). Estudio sobre los usos y abusos de las tecnologías de la información y la comunicación en adolescentes. Seguridad y Medio Ambiente, 34(135),19-29. Recuperado a partir de http://www.is.gd/aL9RTJ

García, A.D y Jiménez, A. (2010). Estudio exploratorio y descriptivo del ciberbullying en escolares de secundaria. Revista Qurriculum, 23, 155-164.

García, B., López, M.C; García, A. (2014). Los riesgos de los adolescentes en Internet: los menores como
actores y víctimas de los peligros de Internet. Revista Latina de Comunicación Social, 69, 462- 485.

García, L., Orellana, O., Pomalaya, R., Yanac, E., Sotelo, L., Sotelo, N. (2010). Ciberbullying en escolares de educación secundaria de Lima Metropolitana. Revista de investigación en Psicología, 13 (2), 83-99.

Garaigordobil, M. (2011). Prevalencia y consecuencias del ciberbullying: una revisión. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 11 (2), 233-254.

Garaigordobil M (2013). Screening de acoso entre iguales. Madrid: TEA Ediciones.
Garaigordobil, M y Aliri, J. (2013). Ciberacoso (“Ciberbullying”) en el País Vasco: diferencias de sexo y en víctimas, agresores y observadores. Behavioral Psychology / Psicología Conductual, 21 (3), 461-474.

Garaigordobil, M., & Martínez-Valderrey, V. (2014a). Effect of Cyberprogram 2.0 on Reducing Victimization and Improving Social Competence in Adolescence. Revista de Psicodidáctica,19(2),289-305 doi: http://dx.doi.org/10.0.5.107/RevPsicodidact.10239

Garaigordobil, M., & Martínez-Valderrey, V. (2014b). CYBERPROGRAM 2.0. Programa de intervención para prevenir y reducir el Ciberbullying. Madrid: Pirámide.

Garaigordobil, M., Martínez-Valderrey, V., Páez, D., y Cardozo, G. (2015). Bullying y Ciberbullying: diferencias entre colegios públicos-privados y religiosos-laicos. Pensamiento Psicológico, 13 (1), 39-52.

Garaigordobil, M. y Oñederra, J.A. (2010). La violencia entre iguales: Revisión teórica y estrategias de intervención. Madrid: Pirámide.

Gómez Almanza, A., Castillejo, D., & Vargas, G. (2013). Cyberbullying: intimidación entre adolescentes a través de la red social Facebook. Praxis Pedagógica, 13(14), 31-44. doi: http://dx.doi.org/10.26620/uniminuto.praxis.13.14.2013.31-44

Herrera-López, M., Romera, E. , & Ortega-Ruiz, R. (2018). Bullying y Cyberbullying en Latinoamérica. Un estudio bibliométrico. Revista mexicana de investigación educativa, 23(76), 125-155

Hernández Prados, M. Á., & Solano Fernández, I. M. (2007). Ciberbullying, un problema de acoso escolar. RIED. Revista iberoamericana de educación a distancia, 10(1), 17-33.

Kowalski, R, Limber, S, Agatston, P. (2010). Cyberbullying. El acoso escolar en la era digital. Bilbao: Desclée De Brouwer.

León del Barco, B., Castaño, E., Fajardo Bullón, F., y Gómez Carroza, T. (2012). Cyberbullying en una muestra de estudiantes de Educación Secundaria: Variables moduladoras y redes sociales. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 10 (2), 771-788.

León del Barco, B; Mira, A.R., Verdasca, J.L, Castaño, E.F y Gómez, T. (2013. Cyberbullying en centros de enseñanza básica y secundaria del Alentejo (Portugal). Educaçao. Temas e Problemas, 12-13, 239-251.

Martínez, P., Betancourt, D; Blanco, M; Colinas, M; Sayag, R y Villa, M. (2012). Autoestima y ciberacoso en adolescentes mexicanos. International Psychology, Practice and Research, 3. Recuperado a partir de https://dokumen.tips/documents/autoestima-y-ciberacoso.html

Maquilón Sánchez, J. J.; Giménez Gualdo, A.M.; Hernández Pina, F.; y García Correa, A. (2011). La victimización en las dinámicas de Ciberbullying en centros educativos de la región de Murcia. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología. 1 (2) Recuperado a partir de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5417922.pdf

Mishna, F., Cook, C., Gadalla, T., Daciuk, J. y Solomon, S. (2010). Cyberbullying behaviors among middle and high school students. American Journal of Orthopsychiatry, 80 (3),362–374.

Monks, C. P., Mahdavi, J., y Rix, K. (2016). The emergence of cyberbullying in childhood: Parent and teacher perspectives. Psicología Educativa, 22 (1) 39-48. doi: https://doi.org/10.1016/j.pse.2016.02.002

Mura, G y Diamantini, D. (2013). Cyberbullying among Colombian students: an exploratory investigation. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 3 (3), 249-256.

Oliva Marañón, C. (2012). Redes sociales y jóvenes. Una intimidad cuestionada en Internet. Aposta, revista de Ciencias Sociales, 54 Recuperado a partir de http://apostadigital.com/revistav3/hemeroteca/coliva.pdf

Oliver, E. y Santos, T. (2014). Socialización preventiva ante el Ciberacoso. Communication & Social Change, 2 (1) doi: http://dx.doi.org/10.4471/csc.2014.09

Olweus, D. (2005). Bullying en la escuela: datos e intervención. (Documento Presentado en la IX Reunión Internacional sobre biología y sociología de la violencia. Violencia y la Escuela.) Valencia (España): Reunión Internacional sobre biología y sociología de la violencia. Violencia y la Escuela.

Oñate Cantero, A. y Piñuel Zabala, I. (2005). Informe Cisneros VII: Violencia y Acoso Escolar en Alumnos de Primaria, ESO y Bachiller. Recuperado a partir de http://www.internenes.com/acoso/docs/ICAM.pdf

Palacios, V., Polo, I., Castaño, E., León del Barco, B. y Fajardo, F. (2013). Tipología familiar y dinámica bullying/Ciberbullying en Educación Secundaria. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 3 (2), 161-170. Recuperado a partir de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4519138.pdf

Piñero, E., Arense, G., Julián, J., López E., Juan, J. y Cantero, T. (2014). Incidencia de la violencia y victimización escolar en estudiantes de educación secundaria obligatoria en la Región de Murcia. Revista de Investigación Educativa, 32 (1), 223-241. doi:10.6018/rie.32.1.154251

Sabater Fernández, C., López-Hernáez, L. (2015). Factores de Riesgo en el Ciberbullying. Frecuencia y Exposición de los Datos Personales en Internet. International Journal of Sociology of Education, 4(1), 1-25. doi: 10.4471/rise.2015.01

Sullivan, K., Sullivan, G., Clearly, M. (2005). Bullying en la enseñanza secundaria: el acoso escolar, cómo se presenta y cómo afrontarlo. Barcelona: Ediciones Ceac.

Valdés Cuervo, Á., Martínez Ferrer, B., & Carlos Martínez, E. (2017). El rol de las prácticas docentes en la prevención de la violencia escolar entre pares. Revista de Psicodidáctica, 23(1). Recuperado a partir de http://www.ehu.eus/ojs/index.php/psicodidactica/article/view/16434/15399

Valverde, R., Fajardo, F y Cubo, S. (2014). La violencia entre iguales en la adolescencia a través de las tecnologías de la comunicación e información. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología, 5(1). Recuperado a partir de http://dehesa.unex.es/bitstream/handle/10662/1405/0214-9877_2014_1_5_227.pdf?sequence=1

Vega-López, M.G., González-Pérez, G.J. y Quintero-Vega, P.P. (2013). Ciberacoso: victimización de alumnos en escuelas secundarias públicas de Tlaquepaque, Jalisco, México. Revista de Educación y Desarrollo, 25. Recuperado a partir de http://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/25/025_Vega.pdf

Zych, I., Ortega-Ruiz, R. y Marín-López, I. (2016). Cyberbullying: a systematic review of research, its prevalence and assessment issues in Spanish studies. Psicología Educativa, 22(1), 5-18.

Publicado

2018-12-11

Edição

Secção

Artículos / Articles

Como Citar

Cyberbullying: revisão da literatura educacional em espanhol. (2018). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 17(2), 87-99. https://doi.org/10.17398/1695-288X.17.2.87

Artigos Similares

131-140 de 505

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>