Novas ecologias de aprendizagem no currículo: a era digital na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.19.1.139

Palavras-chave:

Ecologias de Aprendizagem, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Digitalização, Tecnologia educativa, Novas gerações

Resumo

A expansão e crescimento dos ambientes de aprendizagem como resultado da integração das TICs facilitaram o surgimento de diferentes formas de inter-relação educacional, despertando interesse no estudo das ecologias de aprendizagem e dos ecossistemas educacionais digitais. Uma mudança profunda no processo de ensino-aprendizagem é cada vez mais necessária, uma vez que os alunos atualmente em sala de aula exigem um tipo de aprendizado ativo, experimental e digital. O objetivo deste trabalho é analisar os novos modelos ou paradigmas de aprendizagem, com base nos interesses das novas gerações que aprendem em um contexto cercado pelas TIC. A metodologia utilizada foi qualitativa. Uma revisão sistemática da literatura científica foi realizada com base na adaptação da metodologia PRISMA. Os resultados nos mostram que a revolução tecnológica mudou a maneira como fazemos, pensamos e também ensinamos e aprendemos. As TIC assumem uma relevância especial ao longo deste processo. Com a entrada da tecnologia nas salas de aula, estamos enfrentando novas ecologias de aprendizado, de modo que o atual modelo escolar e curricular evolui para responder às necessidades da sociedade.

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Biografias do Autor

  • Laura Monsalve-Lorente, Universidad de Valencia (Espanha)

    Laura Monsalve Lorente  es Doctora en Educación  por la Universitat de València. Profesora en el Departamento de Didáctica y Organización Escolar de la Universitat de València. Investigadora en los Grupos CRIE, Currículum, Recursos e Instituciones Educativas y en el Grupo POLISOC, Políticas educativas, Interculturalidad de la Universidad de Valencia. Ha realizado estancias de investigación en la Universidad de Almería, School of Education (Exeter, UK), en la Università del Salento (Italia), en Örebro Universitet (Suecia), en la Universidad de Verona (Italia), en la Universidad de California (USA) y la Universidad de Matanzas (Cuba). Sus ámbitos de investigación son la didáctica y organización escolar, formación inicial del profesorado,  desarrollo e innovación del currículum y la diverisdad e igualdad de género en STEM. Becas y menciones: profesora invitada en la Universidad de Matanzas (Cuba), Honorary Appointment University of Exeter (UK), Beca investigación Postdoctoral Fulbright curso 2018/2019 Universidad de California.

  • Miriam Elizabeth Aguasanta-Regalado, Universidad de Valencia (Espanha)

    Máster en Psicopedagogía por la Universitat de València y Licenciada en Psicología por la Universidad Católica Santo Domingo. Actualmente está cursando los estudios de Doctorado en Educación en el Departamento de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad de Valencia. Colaboradora del Grupo Currículum, Recursos e Instituciones Educativas (CRIE) de la Universitat de Valencia (http://www.uv.es/crie/). Líneas de investigación vinculadas con la identidad y representación de la diversidad cultural. Desarrollo Profesional Docente e innovación de materiales curriculares. Implementación de las Tecnologías de la Información y Comunicación en instituciones educativas.

     

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Publicado

2020-07-03

Edição

Secção

Artículos / Articles

Como Citar

Novas ecologias de aprendizagem no currículo: a era digital na escola. (2020). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 19(1), 139-154. https://doi.org/10.17398/1695-288X.19.1.139

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