“Se eu não vejo, não acredito”. A série televisiva Little Einsteins como recurso audiovisual para a aula de Música
DOI:
https://doi.org/10.17398/1695-288X.20.2.65Palavras-chave:
Educação musical, Meios audiovisuais, Televisão, Educação primária, Desenhos animadosResumo
Os meios audiovisuais são um excelente suporte para transmitir, expandir e reforçar conteúdos anteriormente trabalhados em sala de aula. A série de televisão Little Einsteins é um exemplo claro dessa tipologia. Esta pesquisa teve como foco visualizar, analisar e classificar os elementos relacionados às disciplinas artísticas, especialmente aqueles que dizem respeito à história da música, linguagem musical, instrumentos e outros elementos musicais, que aparecem nos sessenta e sete capítulos que compõem esta série. O objetivo do mesmo foi categorizar o material artístico-musical para facilitar o trabalho do professor de música do Primário ao incluí-lo em seus programas didáticos. O método de trabalho utilizado consistiu na visualização ativa, coleta de dados e análise do discurso audiovisual a partir de parâmetros qualitativos fornecidos pela chamada análise textual. Posteriormente, foi realizado um trabalho de interpretação e catalogação das informações coletadas em cada episódio. Por fim, são apresentadas as conclusões derivadas do estudo e suas possíveis aplicações na aula de Música.
Downloads
Referências
Aróstegui, J.L. (2009). La banda sonora en los dibujos animados. En M. Olarte (Ed.), Reflexiones en torno a la música y la imagen desde la musicología española (pp. 553-563). Plaza Universitaria Ediciones.
Bedmar, J. (2009). Recursos didácticos en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Temas para la Educación. Revista Digital para Profesionales de la Enseñanza, 5. https://www.feandalucia.ccoo.es/indicei.aspx?p=62&d=178&s=1
Bernardo, N (2009). Los medios audiovisuales: las destrezas a través de la “explotación” didáctica de un telediario en el aula de E/LE. En A. Barrientos, J.C. Martín, V. Reyes & M.I. Fernández (Eds.), El profesor de español LE-L2. Actas del XIX Congreso Internacional ASELE (pp. 915-928). Universidad de Extremadura.
Blythe, T. (1999). La enseñanza para la comprensión. Guía para el docente. Paidós.
Cebrián, M. (1994). Los vídeos didácticos: claves para su producción y evaluación. PixelBit. Revista de Medios y Educación, 1, 31-41. https://recyt.fecyt.es/index.php/pixel/article/view/61053
De Alba, B. (2016). Educación musical y medios de comunicación: una atrayente confluencia. Ensayos, 31 (2), 69-80. http://orcid.org/0000-0002-4194-3617
De la Vega, A. & Tafur, R.M. (2006). El uso de medios audiovisuales para la construcción de ciudadanía en la escuela. Educación, 28 (15), 61-81. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5056939
Durán, J. (2014). La música de los dibujos animados. En J. Gustems (Coord.), Música y audición en los géneros audiovisuales (pp. 115-129). Universidad de Barcelona.
Edmondson, R. (1998). Une philosophie de l’archisvistique audiovisuelle. UNESCO.
Gómez-Redondo, C. (2014). El elemento afectivo como conglomerante en los procesos de patrimonialización. EARI. Educación Artística. Revista de Investigación, 5, 56-70. https://doi.org/10.7203/eari.5.3324
Guerrero, A. (2009). Los materiales didácticos en el aula. Temas para la Educación. Revista Digital para Profesionales de la Enseñanza, 5. https://www.feandalucia.ccoo.es/docuipdf.aspx?d=6415&s=
Gutiérrez, A.E. & Torres, M. (2012). La formación de competencias de investigación a través de los métodos cualitativos en el análisis de la narrativa audiovisual. Revista Comunicación, 10 (1), 1397-1408. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3993351
Hernández, J. & Martín, E. (2014). Contextos significativos para la integración del vídeo como estrategia didáctica en el aula. En J. Hernández & E. Martín (Eds.), Pedagogía audiovisual: experiencias docentes multimedia (pp. 1-13). Servicio de Publicaciones de la Universidad Rey Juan Carlos.
Higueras, M.J. (2019). Aproximación a un modelo de análisis de ficción televisiva. El estilo creativo del showrunner en las series de televisión contemporáneas. En F. Sierra & J. Alberich (Eds.), Epistemología de la comunicación y cultura digital: retos emergentes (pp. 311-326). Universidad de Granada.
Jiménez, G., Pérez, C. & Elías, R. (2014). Del valor educativo de los medios de comunicación: una aproximación al caso audiovisual. Revista Ámbitos, 25. https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/29023?show=full
López-Mondéjar, L.M. (2018). El uso de la televisión en el hogar y en el aula de educación primaria. Educatio Siglo XXI, 1 (36), 195-214. https://doi.org/10.6018/j/324231
López-Noguero, F. (2002). El análisis de contenido como método de investigación. XXI. Revista de Educación, 4, 167-180. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=309707
López-Rodríguez, F.J. (2017). Animación y música en los videoclips del Studio Ghibli. Revista Mediterránea de Comunicación, 8 (2), 145-159. https://doi.org/10.14198/MEDCOM2017.8.2.10
Marfil, R. (2008). Estrategias para la educación audiovisual. Cuadernos de comunicación, 2, 91-107.
Marfil, R. (2015). Educación artística y comunicación audiovisual. Espacios comunes. Universidad de Granada.
Marfil, R. (2018). Educación Artística y transformación social en el contexto de las humanidades digitales. Teknokultura, 1 (15), 139-150. https://doi.org/10.5209/TEKN.57592
Martín, D. (2014). La didáctica de la música en Educación Primaria: propuesta de actividades y tareas utilizando las bandas sonoras. Bubok.
Medrano, C. (2008). Televisión y educación: del entretenimiento al aprendizaje. Teoría de la Educación, 20, 205-224.
http://dx.doi.org/10.14201/teri.990
Montoya, J.C. (2008). El romanticismo de Don Giovanni desde los medios audiovisuales hasta el aula de educación musical. Ensayos, 21, 103-123. https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=1392364
Montoya, J.C. (2010). Música y medios audiovisuales. Planteamientos didácticos en el marco de la educación musical. Universidad de Salamanca.
Montoya, J.C. (2015). Mickey marcando el territorio al son de la música. La banda sonora como límite para el contacto cultural. En J.A. Bornay, F.J. Romero, V.J. Ruiz & J. Vera (Eds.), Fronteras reales, fronteras imaginadas (pp. 349-361). Ediciones Letra de Palo.
Montoya, J.C. (2018). Didáctica de la expresión musical desde los medios audiovisuales: posibilidades y retos. En A.M. Botella & R. Isusi (Coords.), Músicas populares, sociedad y territorio: sinergias entre investigación y docencia (pp. 147-156). Universidad de Valencia.
Newlin, D. (1977). Music flickering image: American film scores. Music Educators Journal, 1 (64), 25-28. https://journals.sagepub.com/toc/mejc/64/1
Neumeyer, D. (2015). Meaning and interpretation of music in cinema. Indiana University Press.
Olarte, M., Montoya, J.C., Martín, D. & Mosquera, A. (2011). La incorporación de los medios audiovisuales en la enseñanza de la música. Revista Docencia e Investigación, 21, 151-168. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4009755
Pallarés, M. (2014). La educación ante las nuevas miradas: la era mediática y la educomunicación del conocimiento como claves del éxito de la escuela. Pulso, 37, 273-290. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4959059
Pascual, P. (2002). Didáctica de la Música. Primaria. Pearson Educación.
Pérez, J.P. & Jódar, J.A. (2019). El análisis textual del videoclip: una propuesta metodológica. En F. Sierra & J. Alberich (Eds.), Epistemología de la comunicación y cultura digital: retos emergentes (pp. 297-310). Universidad de Granada.
Porta, A. & Herrera, L. (2017). La música y sus significados en los audiovisuales preferidos por los niños. Comunicar, 52 (25), 83-92. http://dx.doi.org/10.3916/C52-2017-08
Rajadell, N., Pujol, M.A. y Violant, V. (2005). Los dibujos animados como recurso de transmisión de los valores educativos y culturales. Comunicar, 25, 1-9. https://doi.org/10.3916/C25-2005-190
Ramos, S., Botella, A.M. & Gómez, M. (2016). El audiovisual como recurso didáctico en el aula: creación de dibujos animados con MUVIZU. El Artista, 13, 80-99. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87449339006
Reia-Baptista, V. (2005). O valor pedagógico do cinema: os casos Edison e Lenin. Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, 13-14, 213-229. http://www.bocc.ubi.pt/pag/reia-baptista-valor-pedagogico-cinema.pdf
Riaño, M.E. (2013). Recursos y materiales didácticos en la etapa infantil. En/In M.E. Riaño & M. Díaz (Coords.), Fundamentos musicales y didácticos en educación infantil (pp. 185-218). Universidad de Cantabria.
Rico, L. & Triviño, L. (2016). Análisis de recursos para la educación patrimonial. El caso de Little Einsteins. En M.F. Guzmán (Coord.), Patrimonio y educación. Una propuesta integradora (pp. 203-210). Universidad de Granada.
Román, M. (2017). Música y TIC en la Educación Primaria. En R. Cremades (Coord.), Didáctica de la Educación Musical en Primaria (pp. 129-157). Paraninfo.
Sádaba, I. (2016). Metodologías de análisis del espacio audiovisual online: entre la innovación y la ansiedad de la novedad. EMPIRIA. Revista de Metodología de Ciencias Sociales, 35, 105-124. https://doi.org/10.5944/empiria.35.2016.17170
Saint-Onge, M. (1997). Yo explico, pero ellos… ¿aprenden? Mensajero.
Sánchez, V. (2011). Innovaciones metodológicas en educación secundaria: TIC, música y medios audiovisuales. Edetania, 39, 151-157. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3721977
Wegele, P. (2014). Max Steiner: composing, Casablanca and the golden age of film music. Rowman & Littlefield.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Los autores/as que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
1. Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 International (CC BY-NC-ND), que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
2. Los autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
3. Se permite y recomienda a los autores/as a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) antes y durante el proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado (vea The Effect of Open Access).