Percepção de adolescentes sobre o consumo de redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.22.1.123

Palavras-chave:

Tecnologias de informação e comunicação, Redes sociais, Consumo, Educação secundária, Adolescência

Resumo

Os adolescentes participam regularmente das redes sociais como um novo espaço de lazer e entretenimento desse grupo, com pouca consciência do uso responsável. O objetivo deste estudo foi analisar o consumo de mídias digitais e redes sociais em jovens, bem como avaliar sua influência no ambiente familiar e socioeducativo. A pesquisa, de natureza transversal, descritiva e correlacional, foi realizada com a participação de 104 alunos do Ensino Secundário Obrigatório (ESO) de um centro educativo da Comunidade Autónoma da Região de Múrcia, através do preenchimento de uma escala tipo questionário Likert. A partir dos resultados obtidos, evidencia-se que existem diferenças significativas na utilização das redes sociais, de acordo com o género e que existe uma relação entre a sua percepção da competência digital e a participação nas redes sociais; Ao contrário, os adolescentes não consideram que realizam comportamentos de risco, nem acreditam que a origem dos conflitos em seu ambiente sociofamiliar possa ser seu uso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Argente, E., Vivancos, E., Alemany, J., y García-Fornes, A. (2017). Educando en privacidad en el uso de redes sociales. Education in the Knowledge Society, 18(2), 107-126. https://doi.org/10.14201/eks2017182107126

Arnaiz, P., Cerezo, F., Giménez, A. M., y Maquilón, J. J. (2016). Conductas de ciberadicción y experiencias del ciberbullying entre adolescentes. Anales de psicología, 32(3), 761-769. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.32.3.217461

Ballesta, F. J., Lozano, J., y Cerezo, M. C. (2018). Internet Use by Secondary School Students: A Digital Divide in Sustainable Societies? Sustainability, 10(10), 3703. https://doi.org/10.3390/su10103703

Ballesta, F. J., Lozano, J., Cerezo, M. C., y Castillo, I. S. (2021). Participación en las redes sociales del alumnado de Educación Secundaria. Educación XX1, (24)1, 141-162. http://doi.org/10.5944/educXX1.26844

Ballesta, F. J. (Dir.), Lozano, J., Cerezo, M. C., Guardiola, P., Alcaraz, S., Castillo, I. S., Angosto, R., y Céspedes, R. (2015). El uso y la interacción de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en el alumnado de educación secundaria obligatoria de la Región de Murcia. Universidad de Murcia. https://digitum.um.es/digitum/handle/10201/106721

Cantón, I., Arias, A. R., y Ruth, A. (2019). Acceso no regulado a internet y autopercepción de la imagen en las redes sociales. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, 19(1), 174-209. https://doi.org/10.30827/eticanet.v19i1.11866

Colás, P., De Pablos, J., y Ballesta, F. J. (2018). Incidencia de las TIC en la enseñanza en el sistema educativo español: una revisión de la investigación. RED. Revista de Educación a Distancia, 56. http://dx.doi.org/10.6018/red/56/2

De Frutos, B., y Marcos, M. (2017). Disociación entre las experiencias negativas y la percepción de riesgo de las redes sociales en adolescentes. El profesional de la información, 26(1), 88-96. https://doi.org/10.3145/epi.2017.ene.09

De la Hoz, J. (2016). Impacto de las redes sociales virtuales en estudiantes adolescentes: Informe de investigación. Revista Internacional de Tecnologías en la Educación, 3(1), 53-63. https://www.researchgate.net/publication/314099990

De la Hoz, J. (2018). Ventajas y desventajas del uso adolescente de las TIC: visión de los estudiantes. Revista Complutense de Educación, 29(2), 491-508. http://dx.doi.org/10.5209/RCED.53428

De la Hoz, J. (2021). Evolución del uso de las TIC por parte de los adolescentes en los últimos años: luces y sombras. Aloma. Revista de Psicología, Ciències de l’Eduació i de l’Esport, 39(1), 39-47. https://doi.org/10.51698/aloma.2021.39.1.39-47

Fernández de Arroyabe, A., Eguskiza, L., y Lazkano, I. (2020). Adolescentes y patrones de género: consumo televisivo y su seguimiento en redes sociales. IC - Revista Científica de Información y Comunicación, 17, 417-436. http://dx.doi.org/10.12795/IC.2020.i01.18

Garmendia, M., Jiménez, E., Karrera, I., Larrañaga, N., Casado, M. A., Martínez, G., y Garitaonandia, C. (2019). Actividades, mediación, oportunidades y riesgos online de los menores en la era de la convergencia mediática. Editado por el Instituto Nacional de Ciberseguridad (INCIBE). https://doi.org/10.13140/RG.2.2.24723.02088

George, D., y Mallery, P. (2003). SPSS for Windows step by step: A Simple Guide and Reference. 11.0 Update (4.ª ed.). Allyn & Bacon.

Gewerc, A., Fraga, F., y Rodés, V. (2017). Niños y adolescentes frente a la Competencia Digital: Entre el teléfono móvil, youtubers y videojuegos. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 89(31), 171-186. http://hdl.handle.net/11162/166346

Gómez, P., Rial, A., Braña, T., Golpe, S., y Varela, J. (2017). Screening of Problematic Internet Use among Spanish adolescents: Prevalence and related variables. CyberPsychology, Behavior, and Social Networking, 20(4), 259-267. https://doi.org/10.1089/cyber.2016.0262

Heredia, N., y García, E. (2017). Posibles riesgos del uso de las redes sociales en adolescentes. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, extr.(13), 6-10. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2120

Hernández, J. M., García, M. P., Mancheño, M. A., y Sánchez, A. (2012). Trabajos empíricos. En M. P. García & P. Martínez (Coord.), Guía práctica para la realización de Trabajos Fin de Grado y Trabajos Fin de Máster (pp.247-284). Edit.um.

Ibáñez-López, F. J., Maurandi-López, A., y Castejón-Mochón, J. F. (2022). Docencia práctica virtual y adquisición de competencias en la formación estadística de maestros durante el confinamiento sanitario. PNA, 16(2), 99-113. https://doi.org/10.30827/pna.v16i2.21364

IBM Corp. (2016). IBM SPSS Statistics for Windows, Version 24.0. IBM Corp.

Instituto Nacional de Estadística (2021). Encuesta sobre Equipamiento y Uso de Tecnologías de Información y Comunicación en los Hogares. https://www.ine.es/prensa/tich_2021.pdf

Lau, W.W., y Yuen, A. H. (2016). The relative importance of paternal and maternal parenting as predictors of adolescents´home Internet use and usage. Computers & Education, 102, 224-233. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2016.09.002

Livingstone, S. (2020). Can we “flip the script” from counting hours of screen time to distinguishing different types of online experiences? Parenting for a Digital Future. LSE. https://blogs.lse.ac.uk/parenting4digitalfuture/2020/12/16/from-screen-time-to-online-experiences/

Livingstone, S., y Brake, D. (2009). On the Rapid Rise of Social Networking Sites: New Findings and Policy Implications. Children & society. https://doi.org/10.1111/j.1099-0860.2009.00243.x

Livingstone, S., Kardefelt-Winther, D., Kanchev, P., Cabello, P., Claro, M., Burton, P., y Phyfer, J. (2019). Is there a Ladder of Children’s Online Participation?: Findings from Three Global Kids Online Countries. LSE. https://blogs.lse.ac.uk/parenting4digitalfuture/2019/06/19/a-ladder-of-childrens-online-participation/

Livingstone, S., Lim, S. S., Nandi, A., y Pham, B. (2019). Comparative global knowledge about the use of digital technologies for learning among young children. In O. Erstand, R. Flewitt, B. Kümmerling-Meibauer, & I. S. Pires

Pereira (Ed.). The Routledge handbook of digital literacies in early childhood (pp. 79-91). Routledge. https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=9s6gDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA79&dq=Sonia+Livingstone+childhood+and+ICT&ots=zqf-WI968n&sig=yHZbDy6M7VJN8ladezYLCDqUVFk#v=onepage&q&f=false

Martínez, J. M. (2017). Estudio de caso sobre la relación entre redes sociales y escuela en los procesos de aprendizaje. Revista UNES, (3), 42-62. http://hdl.handle.net/10481/58816

Megías, I., y Rodríguez, E. (2018). Jóvenes en el mundo virtual: usos, prácticas y riesgos. Centro Reina Sofía sobre Adolescencia y Juventud, Fad. https://doi.org/10.5281/zenodo.3638192

Prats, M. A., Torres, A., Oberst, U., y Carbonell, X. (2018). Diseño y aplicación de talleres educativos para el uso saludable de internet y redes sociales en la adolescencia: descripción de un estudio piloto. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, (52), 111-124. http://dx.doi.org/10.12795/pixelbit.2018.i52.08

Ramos, I., López, C., y Torrecillas, T. (2018). Percepción de riesgo online en jóvenes y su efecto en el comportamiento digital. Comunicar, Revista Científica de Comunicación y Educación, 26(56), 71-79. https://doi.org/10.3916/C56- 2018-07

Roca, G. (Coord.) (2015). Las nuevas tecnologías en niños y adolescentes: Guía para educar saludablemente en una sociedad digital. Hospital Sant Joan de Déu.

Smahel, D., Machackova, H., Mascheroni, G., Dedkova, L., Staksrud, E., Ólafsson, K., Livingstone, S., y Hasebrink, U. (2020). EU Kids Online 2020: Survey results from 19 countries. EU Kids Online. https://doi.org/10.21953/lse.47fdeqj01ofo

Stoilova, M., Livingstone, S., y Khazbak, R. (2021) Investigating Risks and Opportunities for Children in a Digital World: A rapid review of the evidence on children’s internet use and outcomes. Innocenti Discussion Paper, 2020-03.

Tejada, E., Castaño, C., & Romero, A. (2019). Los hábitos de uso en las redes sociales de los preadolescentes. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, (2)22, 119-133. http://dx.doi.org/10.5944/ried.22.2.23245

Torres, J. C., Duart, J. M., Gómez, H. F., Marín, I., y Segarra, V. (2016). Usos de Internet y éxito académico en estudiantes universitarios. Comunicar, Revista Científica de Comunicación y Educación, 24(48), 61-70. http://dx.doi.org/10.3916/C48-2016-06

Publicado

2023-01-02

Edição

Secção

Artículos / Articles

Como Citar

Percepção de adolescentes sobre o consumo de redes sociais. (2023). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 22(1), 123-134. https://doi.org/10.17398/1695-288X.22.1.123

Artigos Similares

1-10 de 510

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>