Audacity como uma ferramenta para criar materiais educacionais. Uma abordagem através do MOOC «Música para o século XXI»

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.19.1.121

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Tecnologia educativa, Materiais educativos, Inovação educacional, Tecnologia de código aberto

Resumo

Este artigo analisa a relevância do Audacity para a criação de materiais educacionais, produzidos por professores e alunos, uma vez que possui uma multiplicidade de funções e oferece inúmeras vantagens, apesar de seu uso simples. Para isso, graças à criação de um instrumento de análise de conteúdo composto por 8 itens, é realizado um estudo das paisagens sonoras criadas pelos alunos do MOOC Music para o século XXI, a fim de categorizar os propósitos educacionais de cada um deles, distinguindo e caracterizando cada paisagem sonora de acordo com as origens das fontes sonoras utilizadas com base na classificação de Schafer (1993). Após sua análise, descobrimos que as aplicações didáticas estão dentro das catalogadas anteriormente, onde o uso de paisagens sonoras para elaborar os próprios recursos musicais, bem como histórias e representações sonoras através de construções realizadas pelos alunos, ocupam quase toda a 55 composições feitas neste MOOC. O estudo conclui destacando que o uso desta ferramenta suporta uma multiplicidade de áreas do conhecimento e suas capacidades como ferramenta multitarefa oferece uma ampla gama de perspectivas aplicáveis ​​nos campos de didática e pedagogia específicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Rocío Chao-Fernández, Universidade da Coruña (Espanha)

    Doctora en Educación Musical con Premio Extraordinario. Profesora en el Departamento de Didácticas Específicas y MIDE de la Universidade da Coruña. Coordinadora del grupo de Innovación educativa IMETIC.

    Ha recibido numerosos premios tanto por su labor docente como investigadora, destacando el Primer Premio en la modalidad de Innovación Educativa de los Premios Nacionales de Investigación e Innovación Educativa, concedido por el CIDE (Centro de Investigación e Documentación Educativa) y el Ministerio de Educación y Ciencia,

    Sus líneas de investigación se centran en analizar los elementos que inciden en el aprendizaje musical y mejoran el rendimiento académico, la mujer en la Historia de la Música  e informática educativa.

  • Rubén Vázquez-Sánchez, Universidade da Coruña (España)

    Maestro en Educación Primaria, especialidad de música y psicopedagogo. Master en Didácticas Específicas. Maestro en Educación Primaria en la Xunta de Galicia (España). Alumno del programa de doctorado de Equidad e Innovación educativa. Especialidad Didáctica de la Expresión musical.

  • Abraham Felpeto-Guerrero, Universidade da Coruña (España)

    Informático, maestro de educación musical y director de actividades educativas en la naturaleza. Máster Universitario en Profesorado de Educación Secundaria Obligatoria y Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanzas de Idiomas (Epecialidad Artes). Alumno del programa de doctorado de Equidad e innovación educativa. Especialidad Didáctica de la Expresión musical.

Referências

Amundsen, C.P., y Belmonte, C. (2018). A how to podcast in Archaeology: A guide for archaeologists doing public outreach. Advances in Archaeological Practice, 6(Special Issue 3), 259-266. https://doi.org/10.1017/aap.2018.20

Ariza-Pomareta, J. (2015). El paisaje sonoro como cápsula del tiempo: Un proyecto creativo basado en los sonidos de la primera estación de trenes de Cuenca. Arte, Individuo y Sociedad, 27(1), 65-79. https://doi.org/10.5209/rev_ARIS.2015.v27.n1.43741

Axelsson, Ö., Nilsson, M.E., y Berglund, B. (2010). A principal components model of soundscape perception. The Journal of the Acoustical Society of America, 128(5), 2836-2846. https://doi.org/10.1121/1.3493436

Bairros Soares, A., Vielmo Miranda, P., y Barin Smaniotto, C. (2018). Potencial pedagógico del podcast en educación superior. REDIN, 7(1), 1-10. Recuperado de http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1078

Bell, S., y Buri, D. (2017). That sounds easy! Simple audio recording and editing for instructional podcasts. En: ARCLIB 2017 Conference. University of Bath, Inglaterra. Recuperado de https://strathprints.strath.ac.uk/id/eprint/63856

Beltrán, P., y Rodríguez, C. (2017). Vitalinux y software libre para el profesorado de Matemáticas. Entorno abierto, 16, 7-12.

Brown A.L., Kang, J., y Gjestland, T. (2011). Towards standardization in soundscape preference assessment. Applied Acoustics, 72 (6), 387–392. https://doi.org/10.1016/j.apacoust.2011.01.001

Cárdenas-Soler, R.N. y Martínez-Chaparro, D. (2015). El paisaje sonoro, una aproximación teórica desde la semiótica. RIDI, 5(2), 129-140. https://doi.org/10.19053/20278306.3717

Cepeda, O., Gallardo, J.M., y Rodríguez, J. (2017). La evaluación de los materiales didácticos digitales. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa RELATEC, 16(2), 79-95. https://doi.org/10.17398/1695-288X.16.2.79

Chao-Fernández, R., Felpeto Guerrero, A., y Vázquez-Sánchez, R. (2018). MOOC Música para el siglo XXI: dificultades y evaluación de la experiencia. En J. Valverde-Berrocoso (Ed.), Campus digitales en la Educación Superior. Experiencias e investigaciones, 509-519

Dias, M.A., Carvalho P.S., y Rodrigues, D. (2016). How to study the Doppler effect with Audacity software. Physics Education, 51(3), 1-5. https://doi.org/10.1088/0031-9120/51/3/035002

Dubois, D., Guastavino, C., y Riambault, M. (2006). A cognitive approach to urban soundscapes: Using verbal data to access everyday life auditory categories. Acta Acustica United with Acustica, 92(6), 865-874.

Ferretti, U. (2006). Sonido ambiental, entorno sonoro y música. En XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduaçãoem Música (ANPPOM), 781-784. Universidade de Brasilia, Brasilia, Brasil.

Forbes, D., y Khoo, E. (2015). Voice over Distance: A Case of Podcasting for Learning in Online Teacher Education. Distance Education, 36(3), 335-350. http://dx.doi.org/10.1080/01587919.2015.1084074

Galán Camacho, F. (2018). Aplicaciones del podcast en el aula de ELE. E-eleando, ELE en Red, 8. Alcalá, Madrid: Universidad de Alcalá, Servicio de Publicaciones. http://hdl.handle.net/10017/34682

Gailey, A. (2015). Signal Frequency Spectra with Audacity®. The Physics Teacher, 53(239), 64-68. https://doi.org/10.1119/1.4914568

Godofredo, J.L., León, T., y Liern, V. (2010). Música e informática en las clases de matemáticas. Suma, 64, 113-118.

Hurtado, A., y Botella, A.M. (2017). Realidad aumentada y Realidad Virtual aplicadas a la didáctica del paisaje: resultados del proyecto L’Hort 2.0, en el Simposio: Las Tics como herramienta docente en el aula de educación superior. XIV Foro Internacional sobre la evaluación de la calidad de la investigación y de la educación superior (FECIES). Granada

Ibáñez Barrachina, J., y de Vicente-Yagüe Jara, M.I. (2014). Didáctica de la afinación en los instrumentos de metal: ciencia, música y tecnología en las Enseñanzas Artísticas. Revista Internacional de Tecnologías en la Educación, 1(2), 2-11. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6367385

Karageorghis, C.I. (2017). Applying music in exercise and sport. Londres, Reino Unido: Human Kinetics.

Krippendorff, K. (1997). Metodología de análisis de contenido. Teoría y práctica. Barcelona: Paidós Comunicación.

Lee, J., Hicks, D., Henriksen, D., Mishra, P., Cain, W., Fahnoe, C., y Terry, C. (2015). Historical Soundscapes for Creative Synthesis. TechTrends, 59(5), 4-8. https://doi.org/10.1007/s11528-015-0882-6

Lopes, P., Liapis, A., y Yannakakis, G.N. (2017). Modelling affect for horror soundscapes. IEEE Transactions on Affective Computing, 10(2), 209-222. https://doi.org/10.1109/TAFFC.2017.2695460

Lund, B., Brandt, H., y Swensen, H. (2018). (2018). Students developing representational competence as producers with and of augmented reality in science. NORDINA, 14(2), 138-153. https://doi.org/10.5617/nordina.6163

Marson, I., y Santos, A. (2010). Internet e práctica pedagógica. Possibilidades para a doçencia da língua inglesa. Revista e-curriculum, 5(2), 1-26.

Miguel Orellana, A. (2014). Estudio de la bioacústica del zorzal andino (Turdus chiguanco) con la aplicación del software Audacity, v. 2.0. Apuntes de Ciencia & Sociedad, 4(2), 259-266. http://dx.doi.org/10.18259/acs.2014030

Moscoso, P., Peck, M., y Eldridge, A. (2018). Emotional associations with soundscape reflect human-environment relationships. Journal of Ecoacoustics, 1, 1-19. https://doi.org/10.22261/JEA.YLFJ6Q

Nielsen, B.L., Brandt, H., y Swensen, H. (2018). Augmented Reality in science education – affordances for student learning. NorDiNa, 14(2), 138-153. http://dx.doi.org/10.5617/nordina.2399

Palmese, C., Carles, J.L., y Alcázar, A. (2010). Un acercamiento pedagógico al paisaje sonoro. Paisajes sonoros de Cuenca. España: Servicio de publicaciones de la Universidad de Castilla-La Mancha.

Ponce de León Barranco, L., y Lago Núñez, P. (2017). Sacar partido a las TIC. Preparación y reproducción de fragmentos sonoros con Audacity y Sonic Visualiser. Eufonía: Didáctica de la música, (72), 47-52. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6070863

Purves, R. (2018). Technology and the Educator. En G.E. McPherson y G.F. Welch (Eds.), Creativities, Technologies, and Media in Music Learning and Teaching: An Oxford Handbook of Music Education, 5, 143-161 Oxford, USA: Oxford University Press.

Randall, A. (2012). 10 creative uses for Audacity that you probably haven’t thought of. Make Use Of. Recuperado de https://www.makeuseof.com/tag/10-creative-audacity-havent-thought/

Reich, M. A. (2018). Soundscape Composition: Music as Environmental Activism. (Trabajo de fin de grado). Faculta de Música, Universidad de Puget Sound, Estados Unidos. Recuperado de https://soundideas.pugetsound.edu/honors_program_theses/27

Sáenz Abarzuza, I. (2018). La investigación del timing en la interpretación. El software como herramienta en el análisis de la música clásica tonal. El Oído Pensante, 6(1), 73-90. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6316483

Sales Romeu, C., Roig Barrio, A. y Marín Suelves, D. (2019). Análisis DAFO de herramientas tecnológicas para el área de Música. DIM: Didáctica, Innovación y Multimedia 37. Recuperado de: https://www.raco.cat/index.php/DIM/article/view/356988

Sánchez Satoca, C. (2012). Grabación y edición digital de audio para fomentar la expresión oral y la comprensión auditiva en el aula. En P.J. Molina Muñoz (Coord.), Actas de las IV Jornadas de Formación para Profesores de Español en Chipre, 51-56. Nicosia, Chipre; Universidad de Chipre.

Sankupellay, M., Towsey, M., Truskinger, A., y Roe, P. (2015). Visual fingerprints of the acoustic environment: The use of acoustic indices to characterise natural habitats. 2015 Big Data Visual Analytics (BDVA), Hobart, TAS. 2015, 1-7. https://doi.org/10.1109/BDVA.2015.7314306

Saulo Bolaños, C. (2004). Audio digital con Audacity 1.2.0. Todo linux: la revista mensual para entusiastas de GNU/LINUX, (43), 40-43. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3237920

Schafer, R.M. (1993). The soundscape: our sonic environment and the tuning of the world. Rochester, USA: Destiny Books.

Sichivitsa, V. (2007). Audacity in Vocal Improvisation: Motivating Elementary School Students through Technology. Teaching Music, 14(4), 48. https://eric.ed.gov/?id=EJ754960

Sikora, M., Grčić, Đ., y Russo, M. (2016). A tool for soundscape auralization of ancient archaeological sites. 7 th AAAA Congress on Sound and Vibration. Recuperado de https://bib.irb.hr/datoteka/838151.AAAA_16.pdf

Silva, M.A.A. (2011). Imagens sonoras do ambiente: educação ambiental e ensino de música. Relato de uma pesquisa participante no ensino superior de licenciatura em música. European Review of Artistic Studies, 2(2), 1-12.

Smith, K. H. (2011). Using Audacity and One Classroom Computer to Experiment with Timbre. General Music Today, 24(3), 23–27. Recuperado de https://doi.org/10.1177/1048371310385421

Sudarsono A.S, Nitidara, N.P.A., y Sarwono, J. (2018). The relationship between sound source and urban soundscape. En IOP Conf. Series: Journal of Physics: Conf. Series 1075, 1-5. Bali, Indonesia: Association of Acoustics and Vibration & Society of Acoustics Singapore. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1075/1/012033

Wakefield, K., y France, D. (2015). Bringing digital stories into assessment. Planet, 23(1), 63-67. https://doi.org/10.11120/plan.2010.00230063

Yang, W., y Kang J. (2005). Soundscape and Sound Preferences in Urban Squares: A Case Study in Sheffield. Journal of Urban Design, 10(1), 61–80. https://doi.org/10.1080/13574800500062395

Publicado

2020-07-03

Edição

Secção

Artículos / Articles

Como Citar

Audacity como uma ferramenta para criar materiais educacionais. Uma abordagem através do MOOC «Música para o século XXI». (2020). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 19(1), 121-137. https://doi.org/10.17398/1695-288X.19.1.121

Artigos Similares

1-10 de 505

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>