Dezesseis anos de RELATEC. Estudo Bibliométrico da Revista Latino-Americana de Tecnologia Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17398/1695-288X.17.2.57

Palavras-chave:

Bibliometria, Catalogação descritiva, Publicação periódica, Bases de dados de texto completo, Tecnologia educacional

Resumo

Este estudo mostra uma análise bibliométrica da Revista Latino-Americana de Tecnologia Educacional (RELATEC) em um período desde 2002, o ponto de partida da revista até 2017. Trata-se de um estudo descritivo é realizada através do observação, cálculo e análise dos títulos dos artigos, palavras-chave, resumos e conteúdo geral dos documentos. O objetivo deste artigo é analisar as características apresentadas pelos artigos publicados nos anos propostos anteriormente, a fim de perceber claramente a predominância da revista; isto é, trata-se de avaliar a atividade científica e a produção de informações por meio da análise bibliométrica. Neste trabalho, um total de 16 volumes e 303 artigos foram analisados. As informações foram extraídas da versão eletrônica da revista, uma vez que todos os artigos são gratuitos e em texto completo. número de artigos publicados por ano de publicação, tipo de metodologia utilizada nos artigos, assunto, índice de autores, afiliação institucional da autoria e da produtividade por país: Os seguintes índices bibliométricos foram estabelecidos. Os resultados mostram que é uma revista que apresenta uma grande variedade de tópicos, a participação de autores de todo o mundo e artigos de diversas metodologias, principalmente teóricas.

Referências

Abadal, E., y Rius, L. (2006). Revistas científicas digitales: características e indicadores. RUSC. Universities and Knowledge Society Journal, 3(1), 5-20. http://dx.doi.org/10.7238/rusc.v3i1.272

Bordons, M., y Zulueta, M. (1999). Evaluación de la actividad científica a través de indicadores bibliométricos. Revista española de cardiología, 52(10), 790-800. https://doi.org/10.1016/S0300-8932(99)75008-6

Castillo, A., y Carretón, C. (2010). Investigación en comunicación: Estudio bibliométrico de las revistas de comunicación en España. Comunicación y sociedad, XXIII(2), 289-327. Recuperado a partir de http://hdl.handle.net/10045/22678

Delgado, E.; Ruiz, R. y Jiménez, E. (2006). La edición de Revistas Científicas. Directrices, criterios y modelos de evaluación. Granada: FECYT.

Elbeck, M., & Mandernach, B. J. (2009). Journals for computer-mediated learning: publications of value for the online educator. International Review of Research in Open and Distance Learning, 10(3), 1-20. http://dx.doi.org/10.19173/irrodl.v10i3.676

Fernández, A. y Bueno, A. (1998). Síntesis de estudios bibliométricos españoles en educación. Una dimensión evaluativa. Revista española de documentación científica, 21(3), 269-285. https://doi.org/10.3989/redc.1998.v21.i3.356

García, F. (2017). Mitos y realidades del acceso abierto. Education in the Knowledge Society, 18(1), 7-20. http://dx.doi.org/10.14201/eks2017181720

Gómez-García, A., Ramiro, M. T., Ariza, T., & Granados de Haro, M. R. (2012). Estudio bibliométrico de Educación XXI. Educación XXI, 15(1), 17-41. https://doi.org/10.5944/educxx1.15.1.148

Góngora, A. (2010). La Importancia de los estudios bibliométricos. El caso de Orinoquia. Redalyc, 14(2), 121-122. Recuperado a partir de http://www.scielo.org.co/pdf/rori/v14n2/v14n2a01.pdf

Hernández, T., Rodríguez, D., y Bueno, G. (2007). Open Access: el papel de las bibliotecas en los repositorios institucionales de acceso abierto. Anales de documentación, 10, 185-204. Recuperado a partir de http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/1141

Licea, J., y Santillán, E. (2002). Bibliometría ¿para qué?. Biblioteca Universitaria, 5(1), 3-10. Recuperado a partir de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=28550102

López, E., Vázquez, E., y Sarasola, J. L. (2015). Estudio bibliométrico de Pixel-bit, revista de medios y educación (2000-2013). Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (46), 65-85. http://dx.doi.org/10.12795/pixelbit.2015.i46.05

Melero, R. (2005). Acceso abierto a las publicaciones científicas: definición, recursos, copyright e impacto. El profesional de la información, 15(4), 255-66. Recuperado a partir de http://www.elprofesionaldelainformacion.com/contenidos/2005/julio/3.pdf

Pérez-Rodríguez, A. M., García-Ruiz, R. y Aguaded, I. (2018). Comunicar: calidad, visibilización e impacto. Revista Española de Pedagogía, 76(271), 481-498. https://doi.org/10.22550/REP-3-2018-05

Quevedo, R., y López, W. (2010). Análisis bibliométrico de las revistas multidisciplinares de psicología recientemente incorporadas en la Web of Science (2008-2009). Psicología: Reflexão e Crítica, 23(2), 384-408. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200021

Ramírez, M. (2015). Acceso abierto y su repercusión en la Sociedad del Conocimiento: Reflexiones de casos prácticos en Latinoamérica. Education in the Knowledge Society, 16(1), 103-118. http://dx.doi.org/10.14201/eks2015161103118

Ruiz-Corbella, M., Galán, A., & Diestro, A. (2014). Las revistas científicas de Educación en España: evolución y perspectivas de futuro. RELIEVE-Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 20(2), 1-27. https://dx.doi.org/10.7203/relieve.202.4361

Ruiz-Pérez, R., López-Cózar, E. D. y Jiménez-Contreras, E. (2006). Criterios del Institute for Scientific Information para la selección de revistas científicas. Su aplicación a las revistas españolas: metodología e indicadores. International Journal of Clinical and Health Psychology, 6, 401-424.

Solano, E., Castellanos, S., López, M., y Hernández, J. (2009). La bibliometría: una herramienta eficaz para evaluar la actividad científica postgraduada. MediSur, 7(4), 59-62. Recuperado a partir de http://www.medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/download/745/7420

Vanti, N. (2000). Métodos cuantitativos de evaluación de la ciencia: Bibliometría, Cienciometría e Informetría. Investigación Bibliotecológica, 14(29), 9-23.

Vázquez-Cano, E., López-Meneses, E., y Cobos-Sánchiz, D. (2015). Estudio Bibliométrico de
Profesorado. Revista de Currículum y formación del profesorado (1997-2013). Revista de Currículum y formación del profesorado, 18(3), 191-212.

Velasco, B., Eiros, J. M., Pinilla, J. M., y San Román, J. A. (2012). La utilización de los indicadores bibliométricos para evaluar la actividad investigadora. Aula abierta, 40(2), 75-84. Recuperado a partir de https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3920967.pdf

Willinsky, J. (2005). The Access Principle: The Case for Open Access to Research and Scholarship. Cambridge, Mass. USA: MIT Press.

Publicado

2018-12-15

Edição

Secção

Artículos / Articles

Como Citar

Dezesseis anos de RELATEC. Estudo Bibliométrico da Revista Latino-Americana de Tecnologia Educacional. (2018). Revista Latinoamericana De Tecnología Educativa - RELATEC, 17(2), 57-71. https://doi.org/10.17398/1695-288X.17.2.57

Artigos Similares

1-10 de 493

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>